Dia Nacional do Café Histórico a 14 de Abril

por: Camila Mendes
Dia Nacional do Café Histórico a 14 de Abril
Café histórico

Dia Nacional do Café Histórico a 14 de Abril “É uma questão de preservação da memória colectiva


No passado dia 14 de Abril no emblemático café Brasileira do Chiado – considerado um dos Cafés Históricos mais bonitos do mundo, a par com o Majestic - várias Associações, como a Associação dos Cafés com História de Portugal (ACHP), a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Associação Industrial e Comercial dos Cafés (AICC), em iniciativa conjunta, apresentaram a sua intenção de promover o Dia Nacional do Café Histórico, com o intuito de reconhecer estes espaços icónicos pela sua importância na história do país, e pelo seu contributo para a identidade e alma do mesmo.


À semelhança das Lojas Históricas, estas Associações pretendem que os Cafés Históricos sejam reconhecidos legalmente como património cultural, tornando-se estes portadores de interesse relevante, por serem locais únicos e por terem sido o ponto de encontro de escritores, pintores e jornalistas, ao longo de décadas. Em muitos destes espaços foram pensadas revoluções, reuniões e tertúlias da mais diversa natureza.

Durante a apresentação, as Associações referiram que: “Enquanto associações que representam o café e os cafés, acreditamos que estes locais devem ser dignificados. No sentido de institucionalizamos este Dia Nacional vamos apresentar esta proposta aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República e solicitar o Alto Patrocínio do Presidente da República, bem como o apoio institucional do Turismo de Portugal”.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade