Tentaram entrar em Portugal 1200 pessoas infectadas com Covid 19

Mais de 1.200 passageiros tentaram entrar em Portugal sem teste negativo à Covid19 e 36 companhias aéreas foram multadas na primeira quinzena de Dezembro.

Mariana Vieira da Silva, no final do Conselho de Ministros, revelou que "entre 01 e 15 de Dezembro entraram no país sem teste, ou seja, o número de autos de contra-ordenação é de 1.274 e estão envolvidas 36 companhias".

Desde 01 de Dezembro todos os passageiros que cheguem a Portugal por via área são obrigados a apresentar teste negativo ou certificado de recuperação no desembarque.

Estão isentos da obrigatoriedade de testes, PCR ou rápido, os passageiros de voos domésticos, os menores de 12 anos e as tripulações.

As companhias aéreas que transportem passageiros sem teste negativo incorrem numa multa entre 20.000 e 40.000 euros por passageiro e os viajantes são também alvo de uma contra-ordenação por não apresentarem teste à chegada, que pode ter multa entre os 300 e os 800 euros.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detectada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de Novembro, foram notificadas infecções em pelo menos 77 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Lusa/O Turismo.PT

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade