Turismo de Portugal lança Programa Empresas Turismo 360

Turismo de Portugal lança Programa Empresas Turismo 360
Turismo de Portugal

A abertura de lançamento do evento decorreu esta Quarta-feira, no Observatório Astronómico de Lisboa.

O Turismo de Portugal acaba de lançar o programa empresas turismo 360, uma medida inscrita no plano “Reativar o turismo. Construir o futuro” que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do sector. A adesão ao projeto foi hoje formalizada por 19 parceiros, entre os quais, a Confederação do Turismo de Portugal, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial, a Banca e a Ordem dos Contabilistas Certificados, numa sessão presidida pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e que contou com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

O objectivo é acelerar o processo de incorporação dos indicadores ESG (Enviromental, Social and Corporate Governance) nas respectivas organizações, desafiando-as a reequacionarem as suas práticas ambientais, sociais e de governança.

A partir de Janeiro de 2022, e uma vez definidos estes indicadores, o Turismo de Portugal compromete-se a capacitar o sector no que toca à sustentabilidade, através de acções de formação periódicas que irão manter-se ao longo de todo o Programa. Prevê-se que, durante o próximo ano, cerca de 2000 empresas frequentem estas acções de capacitação.

Para 2022 está também previsto o lançamento de uma plataforma ‘Empresas Turismo 360’, que irá permitir às empresas monitorizarem directamente o seu compromisso com os indicadores ESG definidos e, assim, obter o seu Relatório de Sustentabilidade. “A sustentabilidade vem responder a uma necessidade. Há que actuar”, garantiu Anabela Vaz Ribeiro.

Está ainda prevista a criação da distinção Empresa Turismo 360, um selo atribuído pelo Turismo de Portugal às empresas que demonstrem o seu compromisso com a sustentabilidade, em todas as suas vertentes, verificado por um Relatório de Sustentabilidade.

Para o Presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, “para a implementação e dinamização do Programa Empresas Turismo 360 é fundamental uma articulação em rede.” E acrescentou que “só desta forma será possível alcançar uma visão colectiva de transformação no sector, obtendo um posicionamento num patamar superior de desenvolvimento mais sustentável e responsável, capaz de gerar mais valor acrescentado.”

Segundo Rita Marques, “Portugal pode muito mais que crescer, pode vingar”. Assim, a missão passa por mobilizar os agentes do sector para a promoção da sustentabilidade nos próximos anos com o objectivo de contribuir, não só, para o alcance das metas da ET27, mas também reforçar o papel do turismo nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, das Nações Unidas.

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