Restaurantes podem estar abertos até às 02:00

Restaurantes podem estar abertos até às 02:00
O Turismo.PT

O comércio, a restauração e espectáculos culturais deixam de ter limites de encerramento, “poderão retomar os seus horários normais, mas todos têm de estar encerrados às duas da manhã”, decidiu o Conselho de Ministros.

O Governo determinou três fases: “Podemos passar a conduzir a gestão da pandemia em função da taxa de vacinação”, anunciou António Costa.

A 01 de Agosto, 57% da população deverá estar completamente vacinada, conforme  previsão do Governo, serão 70% a 05 de Setembro e 85% a 01 de Outubro – serão as três fases, menos uma que os especialistas aconselharam na passada terça-feira, para a fase de “libertação da sociedade e economia”.

Deixa de existir o fim da limitação horária de circulação na via pública; os eventos desportivos passam a ter público (regras a definir pela DGS); os espectáculos culturais terão até 66% lotação; os casamentos e baptizados terão lotação de 50%; os equipamentos de diversão, serão aceites mediante as regras da DGS, em local autorizado pelo município; o teletrabalho passa de obrigatório para recomendado, quando as actividades o permitam. continuam encerrados os bares e as discotecas e não são prmitidas festas, romarias e outras festividades.

Em Setembro, as medidas serão, juntamente com as da fase anterior:

A máscara será obrigatória, apenas na rua quando existam para ajuntamentos, e obrigatória em todos os recintos fechados; os casamentos e outras festividades poderão ter 75% de lotação, assim como espectáculos culturais. os transportes públicos passam a não ter restrições na sua lotação e poderá deslocar-se aos serviços públicos sem marcação.

Na ultima fase, em Outubro, as discotecas e bares poderão abrir, mas pedindo o certificado; não haverá restrições de pessoas por grupo nos restaurantes nem limitação da lotação em qualquer recinto.

Ficou decidido que a matriz de risco vai continuar a ser importante para “continuar a monitorizar” a situação uma vez que o “vírus tem capacidade de mutação significativa”, no entanto vai deixar de servir para determinar as medidas, embora “vamos ter em conta os diferentes sinais de alerta”.

A venda de álcool na via pública continua a ser proibida, com o intuito de “desincentivar comportamentos de alto risco”, explicou.

O primeiro-ministro explicou que “quanto mais pessoas estiverem juntas e quanto mais tempo estiverem juntas, maior é o risco. Esta é uma regra clara”, sobre os eventos de maior dimensão. “Parece-nos que as duas da manhã é uma hora razoável”, rematou.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade