Vento com rajadas de 110 KM/Hora e acessos à Serra da Estrela fechados

Vento com rajadas de 110 KM/Hora e acessos à Serra da Estrela fechados
Paulo Duarte

Algumas estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão esta manhã encerradas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas e litoral oeste e com vento até 110 quilómetros por hora.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, os principais troços da montanha estão encerrados desde as 03:00.

Às 09:00, a circulação estava proibida nos troços Piornos/Cruzamento da Torre, Cruzamento da Torre/Torre e Torre/Lagoa Comprida, não havendo previsões quanto à reabertura.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje "chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada" e possibilidade de "queda de neve acima dos 1.600 metros".

Face a este quadro meteorológico, há a possibilidade da ocorrência de cheias em meio urbano e nas áreas de maior vulnerabilidade, assim como a acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água na estrada.

Nesse sentido, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) recomenda a adopção de "comportamentos adequados", sobretudo nas zonas de maior risco.

Está igualmente prevista, nas próximas 48 horas, a intensificação do vento, podendo ser atingidas rajadas até aos 95 quilómetros por hora no litoral oeste e até 110 quilómetros por hora nas terras altas (Norte e Centro).

Patrícia Gomes já tinha adiantado que Portugal continental iria ser afectado a partir da tarde desta terça-feira e até quarta-feira por vento e precipitação fortes e agitação marítima associadas à passagem da depressão Gaetan.

A meteorologista disse que "será uma semana pontuada pela chuva e vento forte em especial no litoral e nas terras altas. Não se espera que nos próximos dias, tirando quarta-feira, um agravamento. Os dias seguintes serão de vento e chuva forte, mas o vento não será tão intenso como na quarta-feira", disse.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade