O Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa reuniu no Ministério da Economia e Transição Digital, dando a conhecer a estratégia e objectivos para 2021.
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Turismo de Portugal apresentou hoje ao Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa (CEPT), uma estratégia que se adapta, ancorada na procura, nas pessoas e consequente com os seus valores.
Este será o mote do Plano de Retoma para a promoção do turismo nacional, sob presidência do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira.
De acordo com o plano acima referido, “um dos eixos basilares da estratégia de promoção turística para 2021 é a sustentabilidade”, com a incorporação de ações e iniciativas que correspondam ao objectivo de conseguir um turismo responsável e que reflicta os “Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável”.
Deste modo, e tendo em conta a comunicação centrada numa “mudança de paradigma da procura e com o objectivo de reforçar a percepção de destino sustentável” foi lançado um desafio intitulado “#CantSkipTomorrow”, dirigido aos principais mercados emissores.
O reforço da digitalização da actividade promocional é outra linha de actuação,“expressa designadamente num maior alinhamento na utilização de tecnologia entre as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT’s) e o Turismo de Portugal e a amplificação do ecossistema de conteúdos partilhados nas plataformas digitais”.
O Plano de Retoma para 2021 adiciona ainda como prioridades “a reposição da conectividade aérea, o estímulo à Operação Turística, a criação de oferta comercial de produtos turísticos diferenciados” que tenham como objectivo promover a “coesão territorial e a capacitação do Trade Nacional e Internacional”.
Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, comentou o projecto afirmando: “Em 2021, as prioridades passarão por promover a articulação com as empresas e o alinhamento com e entre os destinos regionais” e continuando acrescentou: “bem como por assegurar o acompanhamento em permanência dos mercados, com agilidade, flexibilidade, cooperação e rapidez para dar resposta às oportunidades que se venham a verificar na procura e na operação turística”.
Também Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo no final do encontro saudou “a flexibilidade de uma estratégia que se adapta à procura e às tendências de viagem das pessoas e que é, em simultâneo, uma plataforma de marca consciente, consequente com os seus valores, nomeadamente a sustentabilidade, e que visa contribuir para o bem de todos”.
O CEPT é a estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do sector privado, através da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), das ARPT’s e das Entidades Regionais de Turismo.