Barbara obriga a aviso vermelho em cinco distritos do continente

Segundo o IPMA, a depressão Barbara coloca em aviso vermelho, na terça feira, os distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre e Castelo Branco devido à previsão de chuva forte.

O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro vai estar em vigor nos cinco distritos entre as 12:00 e as 18:00 de terça-feira, lê-se numa notícia da Lusa.

Portugal continental está hoje sob o efeito da depressão Bárbara, o que origina “precipitação forte, aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul”.


Perante esta situação, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal sob aviso laranja entre as 18:00 e as 00:00 de terça-feira devido à previsão de chuva forte e persistente e vento forte.

Até às 18:00 de hoje todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo e a partir desta hora, 15 passam a laranja.
Na terça-feira, cinco estão, então, sob aviso vermelho, e os restantes 13 sob aviso laranja por causa da precipitação.

O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo”.

Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas “se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da proteção civil”. sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte de sudoeste com rajadas até 130 km/h até às 00:00 de terça-feira, passando depois a laranja até às 18:00.


O IPMA colocou também hoje as ilhas Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira (grupo central dos Açores) sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação forte, podendo ser acompanhada de trovoada entre 00:00 e as 20:00 de terça-feira.

Sob aviso amarelo estão também as ilhas do Corvo e Flores (grupo ocidental) por causa do vento forte até às 00:00 de terça-feira.

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade