Castelo de Palmela recuperado com o investimento possivel

Está a decorrer a empreitada para criação de percursos acessíveis no Castelo de Palmela - PRARRÁBIDA – CAFA, mais uma hipótese de aceder a um dos mais bonitos castelos de Portugal.


Com esta requalificação de 1.783m2 de espaços exteriores, num investimento calculado em €363.505 (+IVA), num cofinanciamento do FEDER em 50%, no âmbito do POR Lisboa 2020.

Os trabalhos têm como objectivo central tornar as áreas visitáveis acessíveis, em especial a pessoas com mobilidade condicionada, através da eliminação de barreiras arquitectónicas nos percursos existentes e da criação de novos percursos que proporcionem perspetivas e leituras novas sobre o Castelo e sobre a paisagem envolvente, de forma integrada e contextualizada.


Serão criados três percursos: o primeiro liga as duas plataformas principais do monumento, a poente, junto ao estacionamento de chegada à pousada e à Igreja de Santiago e, a nascente, a área da Praça de Armas com o circuito pelo núcleo museológico localizado nas galerias, pelo caminho de ronda sobre a muralha que percorre toda a leitura de paisagens a sul, a nascente e a norte, abrangendo as ruinas arqueológicas escavadas, a guarita e o heliógrafo. O segundo percurso nasce junto ao acesso à pousada, através de uma escada rampeada, que garante um percurso acessível à Igreja de Santa Maria. O terceiro percurso inicia na praça de interseção junto ao poço da cisterna e prossegue para poente e sul, permitindo um circuito acessível à área da Casa Hermenegildo Capelo.   


A empreitada abrange a construção de rampas e plataformas metálicas, a substituição parcial de alguns pavimentos nas áreas dos percursos pedonais, tornando-os mais confortáveis, seguros e adequados às/aos visitantes, a reorganização da área de estacionamento, para acolher lugares dedicados a cidadãs/ãos com mobilidade condicionada e a redefinição das áreas verdes, dotando-as de espécies autóctones, estabelecendo uma relação de continuidade com a paisagem circundante.

                                                          

                                                   

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade