Autocaravanismo: a surpresa no turismo em época de pandemia

por: Zita Ferreira Braga
Autocaravanismo: a surpresa no turismo em época de pandemia
Divulgação

Perante um verão atípico, as reservas de autocaravanas aumentaram 57% no verão

De acordo com dados da Yescapa, plataforma de aluguer de autocaravanas e campervans, houve cerca de 3 000 reservas confirmadas entre Maio e Agosto, “num aumento de 56,69% em comparação com o mesmo período do ano passado”.


O perfil de portugueses adeptos do autocaravanismo passa, maioritariamente, por utilizadores entre os 36 e 54 anos. A maioria optou por fazer férias em família (63,88%), seguindo-se em casal (20,44%) e com amigos (14,08%). Mantêm-se também as reservas last minute, confirmadas com pouco tempo de antecedência em relação à realização da viagem.

A esmagadora maioria (91,4%) dos portugueses que escolheram a autocaravana para viajar optou por destinos em Portugal.
Os projectos de viagens mais procurados “foram a Costa Vicentina e percorrer a Estrada Nacional 2”.

A Yescapa está também presente em vários países europeus, como Alemanha, França ou Itália, sendo que Portugal foi “o segundo destino mais visitado pelos utilizadores da plataforma”.

Estes números reforçam a tendência de crescimento do autocaravanismo em Portugal, depois de, em Junho, a Yescapa já ter revelado um aumento de 400% de visitas no seu site e um aumento de 50% das reservas confirmadas.

O autocaravanismo foi, efectivamente, uma escolha para muitos portugueses este verão e registámos uma elevada procura, superando até as nossas expectativas.
Esperávamos chegar às 1 550 reservas durante o verão, mas acabámos por ultrapassar as 2 800”, afirma a luso-descendente Julie Da Vara, Chief Operating Officer da Yescapa a nível global. “Acreditamos que o autocaravanismo pode ser uma excelente forma de fomentar o turismo nacional, sendo também uma alternativa segura de viajar e para conhecer melhor Portugal, bem como apoiar a economia local”.


A Yescapa reforçou as preocupações relacionadas com limpeza e desinfeção dos seus veículos e criou um conjunto de boas práticas para serem seguidas tanto por proprietários e arrendatários.
As recomendações passam pela desinfeção dos veículos antes e depois do aluguer, desinfeção dos diversos elementos/equipamentos do veículo, utilização de luvas e máscaras no check-in/check-out e distância de segurança dos utilizadores durante estes momentos.

 
 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade