Revive Natura: 16 imóveis públicos serão objecto de requalificação e valorização para exploração

por: António Manuel Teixeira
Revive Natura: 16 imóveis públicos serão objecto de requalificação e valorização para exploração
Turismo de Portugal

Em 12 municípios e 16 edifícios, está aberto, no âmbito do Programa Revive Natura, o concurso para atribuição de direitos de exploração.

 

Encontra-se aberto o primeiro concurso para atribuição dos direitos de exploração de 16 imóveis que se encontram afectos ao Fundo Revive Natureza, com o objectivo de dotá-los de novas utilizações para fins turísticos que beneficiem as comunidades locais, atraiam visitantes às regiões onde estão inseridos e fixem os residentes.

Os edifícios públicos devolutos vão ser objecto de requalificação e valorização, com o objectivo de promover o desenvolvimento regional e local. Na sua maioria, explica a Secretaria de Estado do Turismo em comunicado, “trata-se de antigas casas de guardas florestais e antigos postos fiscais, que serão arrendados ou concessionados para fins turísticos, através de concurso, ficando sujeitos a um conjunto de regras de utilização e de gestão em rede, nomeadamente quanto ao uso da marca REVIVE NATURA, consumo de produtos locais, sustentabilidade ambiental e valorização do território”.

O Governo pretende “contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios e do turismo, nas vertentes ambiental, social e económica, dinamizando as economias locais, promovendo a criação de emprego e fortalecendo as redes de oferta locais”.

O Fundo Revive Natureza concede financiamento às entidades a quem for atribuído o direito de exploração dos imóveis, em condições a acordar entre estas e a entidade gestora do Fundo, criando-se assim as melhores condições para a concretização dos investimentos.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou no comunicado que “no actual contexto do sector do turismo, é imperativo reforçarmos a promoção do nosso património cultural e natural. O Revive tem contribuído decisivamente para a mudança de paradigma na forma como olhamos para o património e estamos, por tal, confiantes no lançamento deste concurso e no papel do Revive Natureza, numa altura em que o sector deve olhar para o futuro e focar-se em trabalhar para responder às tendências da procura por opções mais naturais e sustentáveis”.

Criado através do Decreto-Lei n.º 161/2019, de 25 de Outubro, por Ana Mendes Godinho, o Fundo Revive Natureza é gerido pela TF Turismo Fundos – SGOIC, SA, que faz a gestão da rede de imóveis afectos a este Fundo.

No total, ao Fundo Revive Natureza encontram-se actualmente afectos 96 imóveis, designadamente 38 no Norte, 44 no Centro, cinco em Lisboa, dois no Alentejo e sete no Algarve, prevendo-se que o investimento total a realizar nos mesmos ascenda a mais de 25 milhões de euros.

Até final do corrente ano, vão ser lançados dois novos concursos (em Outubro e em dezembro), cada um com um conjunto alargado de imóveis.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade