Organização Mundial de Turismo destaca selo “Clean & Safe”

por: Zita Ferreira Braga
Organização Mundial de Turismo destaca selo “Clean & Safe”
O Turismo.pt

Rita Marques apresentou selo “Clean & Safe”na 4ª reunião Comité Global de Crise da Organização Mundial de Turismo (OMT)

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, participou na 4.ª reunião do Comité Global de Crise da Organização Mundial de Turismo (OMT), onde apresentou “o exemplo português de recuperação no âmbito da pandemia COVID-19, designadamente o Selo “Clean & Safe”, iniciativa pioneira a nível mundial”.


De salientar que Portugal foi o “único país da Europa convidado para apresentar na Assembleia Mundial boas práticas do sector, nesta fase de retoma”.


Na reunião, Rita Marques explicou o “plano de retoma do sector turístico em Portugal”, salientando como é importante passar uma mensagem positiva, onde se sinta a garantia de segurança e sobretudo confiança reveladas em projectos concretos, que têm como exemplo a iniciativa “Clean & Safe”.


O nosso compromisso com a segurança foi firmado com o Selo “Clean & Safe, lançado pelo Turismo de Portugal a 24 de Abril, para distinguir as actividades turísticas, e outras relacionadas também com o sector, que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções”, referiu Rita Marques, dizendo ainda que,  em paralelo, “o Turismo de Portugal lançou diversas ações de formação on-line e hands-on sobre práticas sanitárias”.


O reconhecimento é válido até abril de 2021, é 100% digital, gratuito e opcional, e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das actividades turísticas, lembrou também a Secretária de Estado, informando terem sido emitidos aproximadamente 8.900 selos até ao momento.

O Selo Clean & Safe pode ser requerido por Empreendimentos Turísticos (por exemplo, hotéis, parques de campismo e caravanismo e áreas de serviço de autocaravanas), estabelecimentos de Alojamento Local, Guias Intérpretes, Restaurantes, Empresas de Animação Turística, Agências de Viagens e Turismo, Postos de Turismo, Campos de Golfe, Empresas de Rent-a-car, Casinos e Bingos.

Em breve outras actividades e serviços, como aeroportos, transportes marítimos, museus, palácios e outros activos culturais, também relacionados com o turismo, poderão partilhar a iniciativa.


Outro exemplo da bons exemplos de Portugal na recuperação do sector do Turismo foi agora apresentado com o anúncio da realização do “The World of Travel Forum", que terá lugar, em Évora, entre 05 e 06 de Novembro.


Quanto a esta realização, Secretária de Estado salientou: “esta é uma oportunidade única de reunir, em Portugal, oradores e participantes de todo o mundo para discutir os desafios e as oportunidades do turismo nos próximos anos. Temos em mãos o desafio enorme de construir um novo turismo, mais responsável e mais sustentável”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade