Economia chinesa já está em movimento, a 75% da sua capacidade

por: Zita Ferreira Braga

Segundo a COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, a economia da China já está a operar a 75% da sua capacidade.



Numa nota da Euler Hermes, acionista da COSEC, pode ler-se que “um mês após a implementação das medidas de contenção do vírus Covid-19, a economia da China já está a operar a 75% da sua capacidade”, demonstrando uma capacidade de viragem que certamente virá a traduzir-se “num retorno gradual aos valores normais de produção até ao final de Abril.

Apesar do optimismo revelado sobre a evolução positiva na economia chinesa, “a análise da líder mundial em seguro de créditos” refere também que a progressão económica da China será condicionada “por uma demora na recuperação da confiança dos consumidores (os volumes de transações imobiliárias permanecem ainda 70% abaixo dos níveis normais)” não esquecendo o impacto terão no comércio mundial “as medidas de contenção que têm vindo a ser tomadas por todo o mundo, à medida que a pandemia avança nos restantes países”.

Na mesma nota calcula-se que só no primeiro trimestre do ano, “as medidas de contenção tomadas por Pequim tenham impactado o respectivo PIB em menos três pontos percentuais sendo que mais de metade (-1,8 pp) ficaram a dever-se à quebra no consumo privado.

Nos dois primeiros meses de 2020, o crescimento do comércio chinês foi o mais baixo desde 2016, e as exportações caíram 17,2% e as importações 4,0%.

 Ainda assim, refere a mesma análise, o “impacto do Covid-19 fica bastante abaixo do provocado pela crise de 2009, quando, no espaço de apenas um mês, as exportações desaceleraram -26.5% e as importações -43.1%”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade