Autocaravanismo aumenta Turismo em Portugal

por: Zita Ferreira Braga

O autocaravanismo tem vindo a aumentar em Portugal trazendo famílias e planeando a sua estadia com alguma antecedência


O autocaravanista português tem entre 38 e 45 anos, viaja em família,  com companheira e um filho com cerca de sete anos, planeia com antecedência as suas viagens incluindo no seu itinerário paragens culturais e de actividade física na natureza, como o montanhismo.

Este é, segundo os dados da Yescapa, o retrato dos portugueses que cada vez mais aderem a este tipo de turismo.


O número de reservas de autocaravanas no site da Yescapa aumentou 200% entre Janeiro de 2019 e Janeiro de 2020, “mostrando que os portugueses aderiram a esta forma de viajar”. Segundo dados da Federação Europeia de Caravaning, deu-se, em 2019, um aumento de cerca de 24 % nas matrículas de veículos de lazer em Portugal, um crescimento que se deve manter este ano.

O autocaravanismo está a crescer em Portugal, não apenas nas férias de Verão, mas também para escapadinhas, festivais, concertos e outros eventos”, afirma a luso-descendente Julie Da Vara, Chief Operating Officer da Yescapa a nível global. “As autocaravanas, furgões transformados e campervans aliam a liberdade de mobilidade e de horários ao conforto e a um modo de vida muito próprio que inclui espírito de aventura e respeito pela natureza”, conclui.

O autocaravanista nacional prefere a montanha, praia e pequenas aldeias, planeando com antecedência as férias ou escapadinhas.

Aqui, nada é deixado ao acaso, com a preparação a começar cerca de quatro meses antes da partida, sendo suportada, muitas vezes, pelas recomendações encontradas nas redes sociais e nos fóruns de viagens, que se destacam como fontes de inspiração privilegiadas., refere a nota de imprensa

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways