"Estamos a reforçar os esforços para que cada parte de Portugal seja um destino turístico qualificado e inovador"

por: António Manuel Teixeira
"Estamos a reforçar os esforços para que cada parte de Portugal seja um destino turístico qualificado e inovador"
Luis Pedro Martins

A Secretária de Estado do Turismo apresentou o Plano de Acção do Programa Dinamizar Fortalezas, em Freixo de Espada à Cinta.

 

Foi apresentado o Plano de Acção do Programa Dinamizar Fortalezas, que pretende promover a valorização e a divulgação do vasto conjunto de fortificações existentes em Portugal, em particular na linha de fronteira com Espanha.

A cerimónia decorreu em Freixo de Espada à Cinta, sob a presidência da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que, na ocasião, destacou a “importância do trabalho conjunto em projectos como este, que contribuem para o reforço da atractividade das regiões do interior”.

Acrescentando que “trabalhamos, numa lógica de união e de envolvimento de todos, para garantir ofertas estruturadas e integradas em todo o país. Estamos a reforçar os esforços para que cada parte de Portugal seja um destino turístico qualificado e inovador".

O Plano de Acção apresentado inclui iniciativas, que visam melhorar as acessibilidades, aumentar a sinalética, desenvolver conteúdos digitais e interactivos e promover actividades de animação cultural.

Pretende-se, assim, captar mais visitantes e aumentar o tempo médio de estada do turista nos territórios do interior, valorizando e dinamizando o património que nos diferencia através da qualificação da visita a cada um destes imóveis.

O projecto abrange 62 fortificações e é coordenado pelo Turismo de Portugal, em parceria com os municípios onde se localizam as fortalezas, as ERT – Entidades Regionais de Turismo, as ARPT – Agências Regionais de Promoção Turística, a Direcção Geral do Património Cultural, a Direcção Geral dos Recursos da Defesa Nacional e a Direcção Geral do Tesouro e das Finanças.

Foi ainda detalhado o projecto piloto Roteiro Nordeste Transmontano, que engloba nove fortalezas, situadas em Vinhais, Bragança, Outeiro, Vimioso, Miranda do Douro, Algoso, Penas Roías, Mogadouro e Freixo de Espada a Cinta.

Também, por Trás-os-Montes, a Secretária de Estado do Turismo, inaugurou a "Porta de entrada do Parque Natural Regional do Vale do Tua", promovida pela Câmara Municipal de Murça, e que é um espaço fundamental na recepção, estruturação e organização das visitas ao Parque e aos concelhos que o integram.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade