NAV preconiza a Utilização Sustentável de Recursos

por: Zita Ferreira Braga

NAV decidiu distribuir mais de 1.200 kits com garrafas e chávenas reutilizáveis com o objectivo de acabar com o plástico de uso único 


Uma vez que se concluíu que a utilização eficiente de recursos é um dos passos mais determinantes na transição para uma economia circular e sustentável, “a NAV Portugal decidiu marcar o início do novo ano com a distribuição de 1.228 kits “Eco Box NAV” pelos seus trabalhadores”. 


Este kit é composto por uma garrafa de vidro e duas chávenas reutilizáveis, além de uma semente e de um pequeno vaso, e vai permitir à NAV deixar de utilizar copos de plástico de uso único e garrafas de água de plástico. 


A decisão da NAV foi tomada após um detalhado apuramento dos consumos anuais da empresa. Este apuramento tornou claro que, considerando apenas os copos de plástico para água ou café utilizados anualmente, a “Eco Box NAV” permitirá poupar mais de 200 quilos de plástico por ano.


Até ao final de Janeiro de 2020 serão eliminados os copos descartáveis disponibilizados pela NAV junto a máquinas de café e bebedouros, e as garrafas de água de plástico serão substituídas por garrafas de vidro. 


Nas instalações da NAV em Lisboa e Cascais foram entregues 812 “Eco Box NAV”, ao passo que no arquipélago dos Açores foram distribuídas 235, outras 119 no Porto e em Faro e mais 62 no arquipélago da Madeira. Os 1.228 kits distribuídos pela NAV visaram também os trabalhadores externos que prestam serviços diários à empresa.


Com a distribuição das “Eco Box NAV”, a empresa dá mais um passo concreto e decidido na redução da sua pegada ecológica. Como exemplo note-se que em comparação com 2011 a NAV consome hoje menos 26% de água, menos 11% de combustível e menos 30% de papel.


A distribuição destes kits surge no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros 141/2018 que promove a utilização sustentável de recursos, através da redução do consumo de papel e de produtos de plástico de utilização única ou descartáveis.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade