Associação Portuguesa de Ética Empresarial distingue Escolas do Turismo de Portugal

As múltiplas acções de Responsabilidade Social desenvolvidas em 2018 pelas 12 Escolas do Turismo de Portugal levaram a que Associação Portuguesa de Ética Empresarial distinguisse o projecto formativo do Turismo de Portugal


Em 2018 as 12 Escolas do Turismo de Portugal, que beneficiaram mais de 81 entidades, de norte a sul do país, “levaram a que a Associação Portuguesa de Ética Empresarial distinguisse o projecto formativo do Turismo de Portugal “Uma Educação para a Responsabilidade”, com o Prémio de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade.”


Alinhado com os objectivos do desenvolvimento sustentável da ONU, o trabalho desenvolvido nas Escolas do Turismo de Portugal em torno da sustentabilidade ambiental e social “tem-se pautado por contribuir para a preservação do ambiente, o combate a situações de carência e desigualdades, o apoio à melhoria das condições de vida dos beneficiários das ações e a preocupação com as consciencialização, o esclarecimento e a sensibilização escolar para estas temáticas.”


O número de projectos realizados anualmente, a quantidade de entidades apoiadas, a crescente colaboração de entidades parceiras, os colaboradores envolvidos e o impacto social e ambiental dos mesmos, comprovam que, para além dos futuros recursos humanos do sector, as Escolas do Turismo de Portugal contribuem para formar cidadãos, com consciência social, ambiental e colectiva, capazes de contribuir para um melhor turismo e uma melhor sociedade.


Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “educar para a responsabilidade é um compromisso assumido pelo Turismo de Portugal e incorporado na nossa missão. A Estratégia Turismo 2027 consagra a importância de liderar o turismo do futuro, afirmando Portugal como um destino sustentável, com políticas que valorizam a formação e os profissionais do sector. A concretização desta estratégia tem vindo a ser realizada em diversos eixos, nomeadamente, por via da formação dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal, onde foram introduzidas alterações expressivas na gestão e organização académica, que reforçaram o papel determinante da educação de cidadãos responsáveis, conscientes, atentos e despertos para as causas sociais e ambientais, num mundo fortemente marcado por desigualdades e constantes mudanças. No ano lectivo 2019-2020, preparamo-nos para receber dois mil novos alunos nas nossas escolas, que serão os líderes do turismo do futuro. Aliás, face à crescente procura por parte de alunos e empresas do setor, iremos reforçar o número de vagas em algumas Escolas e determinados cursos”.

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