O nobre da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo será o tema de três dias de festa

por: Mafalda Bettencourt

"Cristóvão de Moura Herói ou Vilão" é o tema da festa do Ciclo "12 em Rede" que decorrerá de 06 a 08 de Setembro na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.


A história do controverso nobre de Castelo Rodrigo é recordada em três dias em que reinará a alegria e muita animação.

Filho de Luís de Moura, Alcaide-mor da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, e de sua esposa, Brites de Távora, Cristóvão de Moura foi um dos apoiantes do domínio espanhol em Portugal, durante a Dinastia Filipina. A proximidade com a coroa valeu-lhe o título de Conde de Castelo Rodrigo, atribuído por D. Filipe I, em 1594, e de Marquês de Castelo Rodrigo, por D. Filipe II, por carta de 29 de Janeiro de 1600.

Vice-rei de Portugal de 1600 a 1603, e de 1608 a 1612, mandou edificar o palácio de Castelo Rodrigo, hoje em ruínas, o ex-libris daquela Aldeia Histórica.

Se por um lado é considerado um traidor por apoiar o soberano espanhol, por outro “foi quem garantiu que Portugal mantivesse a autonomia institucional (respeito pelos usos e

Filho de Luís de Moura, Alcaide-mor da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, e de sua esposa, Brites de Távora, Cristóvão de Moura foi um dos apoiantes do domínio espanhol em Portugal, durante a Dinastia Filipina. A proximidade com a coroa valeu-lhe o título de Conde de Castelo Rodrigo, atribuído por D. Filipe I, em 1594, e de Marquês de Castelo Rodrigo, por D. Filipe II, por carta de 29 de janeiro de 1600.

Vice-rei de Portugal de 1600 a 1603, e de 1608 a 1612, mandou edificar o palácio de Castelo Rodrigo, hoje em ruínas, o ex-libris daquela Aldeia Histórica.

Se por um lado é considerado um traidor por apoiar o soberano espanhol, por outro foi quem garantiu que Portugal mantivesse a autonomia institucional (respeito pelos usos e costumes, privilégios e liberdades concedidas por anteriores reis portugueses; criação de um Conselho de Portugal e convocação de cortes em território português e o uso da língua portuguesa em documentos oficiais), autonomia económico-financeira (manter o comércio nos moldes em que decorria com territórios descobertos e a descobrir; cunhar moeda e abolição de “portos secos” e livre circulação de bens entre Castela e Portugal) e autonomia de representação honorífica (governo próprio com representação por vice-rei e representação das armas reais portuguesas no estandarte da coroa).

É a sua herança, e a forma como marcou a História do nosso país e de Castelo Rodrigo, que vai inspirar a festa do Ciclo "12 em Rede" naquela Aldeia Histórica, que decorrerá de 06 a 08 de Setembro, com o tema "Cristóvão de Moura Herói ou Vilão".

Com um programa repleto de teatros de rua, jogos em família, visitas guiadas, workshops gastronómicos e provas de vinho, a festa "Cristóvão de Moura Herói ou Vilão" promete levar habitantes e visitantes numa inesquecível viagem no tempo pela História portuguesa.

A festa "Cristóvão de Moura Herói ou Vilão" é ainda uma excelente oportunidade para conhecer a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo em todo o seu esplendor, assim como as suas tradições, produtos regionais e as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade