O calor deve chegar pelo que ficam algumas sugestões para o aguentar

por: António Manuel Teixeira

Embora se tenha mostrado um pouco esquivo o calor vaia dando o ar da sua graça às vezes até de mais.


Algumas sugestões, saudáveis, para que ajudar a combater o calor. Agora, ou assim que ele vier.

Praias lotadas, tardes na piscina, passeio no lago, chuveirada… se refrescar é  preciso. E é justamente na hora de tirar a camisa ou colocar um biquíni que reparamos no corpo e temos vontade de dar nas vistas e de parecermos suadáveis
Mas com muito calor não há vontade de  fazer caminhadas, corridas. Como isso é um facto incontornável veja as sugestões que apresentamos para não deixar de se sentir saudável e de se sentir bem no seu corpo.

Praticar actividades físicas com temperaturas superiores a 30°C o seu corpo e o sistema cardiovascular ficam sob grande tensão. Por outro lado o calor também eleva a temperatura corporal. O corpo reage e produz mais suor, a frequência cardíaca aumenta e os vasos sanguíneos dilatam. Então que fazer para preparar melhor o corpo para correr no calor?

Com calma dê tempo ao corpo para que ele se adapte às temperaturas mais altas.
Evite sessões de treinamento muito intensas durante os primeiros dias de calorão – comece com calma. Eleve a intensidade dos treinos aos poucos, para o corpo ir se acostumando.

No verão, a frequência cardíaca sobe. Se for correr, monitorizando a frequência, não esqueça que com temperaturas mais altas a frequência cardíaca ficará naturalmente mais elevada, mesmo correndo no passo normal. Daí ser preferível uma redução da marcha

Durante o verão, é fundamental escolher bem o horário para treinos e provas de corrida. Evite correr no calor do meio-dia: prefira ir pela manhã ou à noitinha. Além de ser mais fresco, nestes horários, há menos ozono na atmosfera.
Altas concentrações de ozono irritam eventualmente os olhos e vias respiratórias.

Quando o sol castiga, deve escolher a rota. Correr em bosques ou parques, , garante uma sombra bem agradável.

Se ainda assim estiver quente demais (ou não houver floresta por perto), opte por correr em casa.

Use roupas adequadas que também protegem a pele contra o sol, talvez até melhor que alguns protectores solares! Para evitar a desagradável sensação daquele calor que se forma por dentro das roupas, opte por shorts e camisas mais folgados e feitos em tecidos que respiram.

A cor também é importante: prefira as mais claras porque reflectem a luz do sol e não armazenam calor.
Mas a camisa e o short são só uma parte do pacote: bonés ou lenços leves podem ajudar a proteger a cabeça e fazer sombra para o rosto. E, claro, super importante: use bons óculos escuros, com filtro UV.

Cubra todas as partes do corpo expostas ao sol com protector solar à prova d’água (devido ao suor).

A quantidade de protector solar vai depender do seu tipo de pele, do horário e dos níveis UV. Na hora de aplicar o protector, lembre-sedo pescoço, a parte de trás dos joelhos e nas orelhas.

Suor serve para resfriar o corpo. Quando o suor evapora, ele resfria os vasos sanguíneos e pele. Protectores solares gordurosos podem entupir os poros e dificultar o processo de transpiração corporal.

O mais importante é começar o treino com boa hidratação. Para manter-se hidratado, beba água com regularidade ao longo do dia. Caso o treino dure mais de uma hora, tenha sempre uma garrafa de água por perto e beba em pequenos goles com frequência.

Muitas cidades já possuem locais públicos com água.

Alimentos integrais ricos em vitaminas e minerais precisam ser recorrentes no seu plano alimentar durante o ano todo. Mas, quando faz calor, seu corpo perde mais sais minerais que o normal devido ao suor. Como o corpo é incapaz de produzir sais minerais, eles são obtidos exclusivamente através da alimentação.

A banana, o damasco seco e produtos integrais são ideais para repor os minerais, além de serem excelentes lanches pós-treino.


Caso sinta dor de cabeça, sede intensa, cãibra muscular ou tontura, pare imediatamente o que está fazendo, procure uma sombra e beba água. Além disso, sob calor excessivo, seu corpo precisa de mais tempo para se recuperar. dica: descanse por um dia, ou escolha uma alternativa de treino refrescante.

Andar de bicicleta é uma boa forma de somar aos treinos de corrida e ainda traz um ventinho refrescante. Exercícios aeróbicos na água ou jogging aquático são boas formas de se refrescar sem abrir mão de um bom treino.

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