Dia Nacional dos Moinhos lembra “Saberes do pão e cereais”

Integrado no programa de salvaguarda “Dieta Mediterrânica Todo o Ano” e do Dia Nacional dos Moinhos realiza-se, a 07 de Abril, em Cachopo, a iniciativa “Saberes do pão e cereais”.

 


Do programa consta uma visita ao moinho com “o mestre moleiro Custódio Campos e o mestre construtor Manuel Lourenço, responsável pela recuperação da cobertura em palha de centeio; piquenique com papas de milho como sabor central e uma visita ao Núcleo Museológico de Cachopo com Otília Cardeira e Anabela Teixeira.”

Com Ana Arsénio da Associação In Loco haverá uma conversa sobre cereais e usos dos mesmos.

A iniciativa reunirá pessoas conhecedoras das práticas e dos usos dos cerais e pessoas interessadas nos saberes, sabores e paisagens das “terras de pão”.

Os cereais integram “a trilogia da cultura alimentar mediterrânica: pão, azeite e vinho.”

No final do século XIX, escreveu Teófilo Braga, a propósito da alimentação praticada nesta região: “Em Tavira e freguesias vizinhas: marisco, peixe, papas de milho com marisco ou azeite, e raras vezes comem pão”.


O valor do “pão” reflecte-se, também, nas estruturas de transformação e profissões associadas, moinhos e moleiros, fornos que na serra são frequentemente comunitários, “de todos no monte”.
Os cereais e as leguminosas constituem também alimento para os animais. As fibras são aproveitadas para cobertura de moinhos, palheiros e outros edifícios.

Dieta Mediterrânica Todo o Ano” é um programa de actividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica “que tem como objectivo divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica.”

A inscrição, obrigatória e limitada, deverá ser efectuada até dia 05 de abril, através do preenchimento do formulário  Mais informações através do número 281 320 500 (ext.: 2302) ou do email:


Preço

Adultos: €5

Crianças até aos 12 anos: gratuito

Piquenique: papas de milho, chá de ervas da serra, queijo fresco, pão, azeitonas

Transporte: Responsabilidade dos participantes

Parceria: Município de Tavira (Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria), Associação In Loco/INFOAGRI, Informação Agrícola no Algarve Central /PDR 2020, Centro Paroquial de Cachopo e Junta de Freguesia de Cachopo.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade