Turismo do Centro no projecto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal

por: Zita Ferreira Braga

Entidades vão colaborar na promoção de iniciativas que visem a prevenção dos factores de risco associados à recreação nocturna.

 

O Turismo Centro de Portugal (TCP) assinou hoje um Acordo de Cooperação com o projecto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” (NSCCP).

A assinatura foi formalizada na delegação do TCP em Coimbra, por Pedro Machado, presidente do TCP, e Rosário Mendes, em representação do IREFREA Portugal. Estavam igualmente presentes João Redondo, médico psiquiatra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e membro da comissão científica do NSCCP, e Ana Teresa Correia, da equipa técnica do NSCCP.


Com o acordo agora assinado, as duas entidades vão colaborar na promoção de iniciativas que visem a prevenção dos factores de risco associados aos contextos recreativos e à recreação nocturna. Esta cooperação terá o seu enfoque nas actividades associadas aos estabelecimentos da restauração e recreação noturna, e nas iniciativas do projecto NSCCP que possam ter um cariz promocional e turístico da região Centro de Portugal.

O projecto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”, coordenado cientificamente pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e pelo Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA - Portugal), e apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC (Centro 2020), visa reunir recursos e definir estratégias que permitam à população da região Centro de Portugal vivências salutares em comunidade associadas aos contextos recreativos e à recreação nocturna.

Ao projeto NSCCP aderiram, até ao momento, 21 municípios da região, contando com o envolvimento dos agentes locais que representam potenciais interfaces nas áreas-alvo do projeto.

Este projeto assenta em três áreas fundamentais: a prevenção da violência interpessoal, do abuso de álcool e consumo de drogas ilícitas e da sinistralidade rodoviária. Como tal, visa contribuir para eliminar ou atenuar os fatores de risco e aumentar a resiliência das comunidades, bem como da segurança das cidades”, explicou João Redondo, após a assinatura.

Todos os projectos e iniciativas que pretendam melhorar as experiências de quem visita ou quem usufrui do Centro de Portugal são naturalmente bem-vindos. Pela importância das suas propostas, o projecto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal merece, pois, todo o nosso apoio”, sublinhou Pedro Machado.

O projecto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal vai organizar o seu primeiro Fórum de debate nos dias 04 e 05 de Abril, no Auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra. Com o tema " Violência, Sinistralidade Rodoviária, Abuso de Álcool / Consumo de Drogas ilícitas & Contextos Recreativos Noturnos. Pensar a prevenção”, o Fórum vai juntar especialistas de várias áreas, numa partilha de experiências e conhecimentos. Pedro Machado, presidente do TCP, será interveniente numa das sessões.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade