Programa Quality da AHRESP distingue quatro municípios

por: Zita Ferreira Braga

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) atribuiu Diplomas QUALITY aos Municípios de Mafra, Montijo, Odivelas e Oeiras.



 Numa cerimónia que teve lugar na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), contando com a presença de com a presença de Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) atribuiu Diplomas QUALITY aos Municípios de Mafra, Montijo, Odivelas e Oeiras.
 

Os quatro concelhos da Área Metropolitana de Lisboa foram distinguidos pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Programa QUALITY, projecto lançado pela AHRESP “com o objectivo de qualificar e valorizar o Alojamento Local (AL), garantindo a sua legalização, bom funcionamento e comercialização.”

O QUALITY é um Programa pioneiro na área do Turismo, que muito orgulha a AHRESP", afirma Ana Jacinto, Secretária-Geral da AHRESP. “Nasceu com o propósito de responder à dinâmica de crescimento do AL, garantir os padrões de qualidade, contribuir para a promoção internacional do nosso país e está a atingir em pleno os seus objectivos. Mas este Programa não seria bem-sucedido sem a colaboração dos Municípios, que se envolveram desde a primeira hora e que agora fazemos questão de distinguir”.


Em Janeiro último o programa Quality iniciou um estudo para caracterizar o AL no Algarve e nos Açores, “complementando assim a análise e o balanço do impacto destas unidades em todo o território continental” dado que já foram realizados estudos no Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Ribatejo e Alentejo.


De acordo com os dados do RNAL, no início da década existiam na região algarvia 2.827 estabelecimentos e atualmente existem mais de 30 mil, o que equivale a um crescimento de cerca de 1000%. Perante este fenómeno, é de extrema importância proceder à análise dos estabelecimentos”, adianta Ana Jacinto.

A análise do inquérito centra-se em três vertentes, perfil dos empresários, perfil dos hóspedes e caracterização da procura, sendo o resultado de uma parceria com o ISCTE, a Sítios - Serviços, Informação e Turismo e com o apoio do Turismo de Portugal.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways