O governo federal revelou o que descreveu como um marco histórico no domingo ao anunciar um plano de cinco anos e 100 milhões de dólares, (cerca de99.911 de euros à data de hoje) para apoiar a comunidade LGBTQ do Canadá.
O primeiro-ministro Justin Trudeau revelou a estratégia, apelidada de "primeiro plano de acção federal 2SLGBTQI+ do Canadá", numa conferência de imprensa antes do desfile do orgulho (Pride) na cidade de Ottawa - a primeira marcha presencial após uma paragem de dois anos devido á COVID-19.
Trudeau disse que o plano é a primeira iniciativa federal desse tipo e disse que demonstra o compromisso do governo em combater a discriminação e apoiar a diversidade.
“Isso… guiará o nosso trabalho contínuo para combater a discriminação, quebrar barreiras, promover direitos e construir um futuro em que todos no Canadá sejam verdadeiramente livres para ser quem são e amar quem amam”, disse o governante.
O Primeiro-Ministro afirmou que 75% do financiamento será destinado a organizações comunitárias focadas na diversidade e inclusão porque é "de onde vem o verdadeiro trabalho de apoio".
“A força e a resiliência das suas comunidades devem inspirar todos”, realçou.
O Governo anunciou anteriormente no orçamento deste ano que destinaria 100 milhões de dólares para beneficiar as pessoas LGBTQI+.
O plano de acção incluía detalhes de para onde o dinheiro iria.
Jornalista