A importância do Dia Mundial do Turismo LGBTQ

por: António Manuel Teixeira

O seu objectivo é aumentar a conscientização mundial sobre a importância do turismo LGBTQ+, os seus aspectos socioculturais e políticos, impacto económico e criação de emprego em países que recebem turistas LGBTQ+.

A IGLTA procura promover um turismo inclusivo, responsável, sustentável, seguro e universalmente acessível. A organização convida todos a participar nesta celebração nos países e destinos que respeitam e promovem a inclusão e a diversidade de LGBTQ+ para os seus residentes e turistas.


O Dia Internacional do Turismo LGBTQ+ é celebrado desde 10 de Agosto de 2020, com actos, declarações e actividades em torno de um tema compartilhado anualmente.

Enviamos umas questões à Secretária de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Rita Marques, sobre o que se está a fazer em Portugal sobre o Turismo LGBTQI, mas a mesma encontra-se de férias.

 

Para este ano o tema escolhido foi:

"O futuro do turismo é plural, diverso e inclusivo: vamos construir e defender a igualdade", alinhado com o slogan proposto pela Organização Mundial do Turismo que volta a apostar no futuro, enquanto o sector está em rápida recuperação, reforçando a oportunidade de repensar a forma como fazemos turismo, inserindo todas as pessoas e o planeta, tornando o turismo mais sustentável, inclusivo e resiliente.

Num mundo onde um em cada três países, actualmente; criminaliza a homossexualidade de alguma forma. No dia 10 de Agosto, representantes de organizações de cada um dos países que acolhem viajantes LGBTQ+ realizam acções e aproveitam a ocasião para enviar as suas mensagens para o mundo convidando-os a tomar consciência da importância de fazer do turismo mais inclusivo e trabalhar pela igualdade.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade