Em 2022, a CP – Comboios de Portugal atingiu pela primeira vez na sua história, resultados líquidos positivos, os resultados de 2023 demonstram que mantém uma gestão financeira sólida e sustentável.
Em 2023, a CP manteve um resultado líquido positivo na ordem dos 3,6 milhões de euros, apesar dos desafios económicos e operacionais.
Crescimento Exponencial de Passageiros
O ano de 2023 foi marcado por um crescimento exponencial no número de passageiros. Foram transportadas 173,3 milhões de pessoas, representando um aumento de cerca de 17% em relação ao ano anterior. Este crescimento reflete a confiança cada vez maior da população nos serviços da CP e a eficácia das nossas estratégias.
“O crescimento no número de passageiros é um sinal claro de que estamos no caminho certo. A população confia nos nossos serviços, e isso é um testemunho da eficácia das nossas estratégias e do trabalho árduo de todos os nossos trabalhadores,” afirma o Presidente do Conselho de Administração da CP. Pedro Moreira salienta: “Sem a dedicação e o trabalho árduo dos nossos trabalhadores, não teríamos alcançado estes resultados. Juntos, estamos a moldar o futuro do transporte ferroviário em Portugal e a reforçar a nossa posição de liderança enquanto maior transportador terrestre nacional”.
Iniciativas Estratégicas e Operacionais
Nos últimos anos, a Combois de Portugal tem procurado assumir-se, cada vez mais, como operador estruturante da mobilidade interna e líder do mercado do transporte de passageiros, contribuindo para a coesão territorial e para a sustentabilidade económica, social e ambiental do país. A estratégia adoptada incluiu: "a reabertura de oficinas que estavam fechadas há vários anos. recuperação e reposição ao serviço de material circulante imobilizado, desde automotoras a locomotivas e carruagens. Este trabalho permitiu à CP ter capacidade de resposta para o grande aumento de passageiros registado em 2023".
Em 2023, a empresa reforçou o serviço Alfa Pendular, que passou a ter mais operações diárias, respondendo à crescente procura. Este alargamento da oferta aos clientes contribuiu para que, no primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com período homólogo de 2023, se registasse um aumento de 36% no número de passageiros que utilizam este serviço.
A implementação de um Passe Ferroviário Nacional, válido para utilização a partir de 1 de Agosto de 2023, com um valor mensal fixo de 49 euros, que permite viajar nos comboios regionais em todo o território nacional, independentemente do ponto de partida ou destino, "também trouxe mais passageiros à ferrovia. Esta iniciativa tem sido fundamental para promover a mobilidade sustentável e acessível".
Reconhecimento Externo
No ano passado a entidade foi distinguida com um prémio no Portugal Digital Awards pelo projecto Ambiente Digital da Tração, que reflecte “não só a inovação e audácia da nossa equipa, mas também o compromisso inabalável com a transformação digital no setor ferroviário,” afirma Pedro Moreira. Este projecto é um testemunho da dedicação de estarem "na vanguarda da transformação digital".
A CP foi a única transportadora terrestre a figurar no Estudo Anual da Consultora OnStrategy, dedicado às "100 Marcas Portuguesas Mais Valiosas", alcançando o 42.º lugar. Este reconhecimento "é uma validação da crescente influência e relevância da Empresa no mercado nacional", tendo também, pela primeira vez, escolhida pelos clientes como uma marca SuperBrands, destacando o compromisso da transportadora com a excelência no serviço e a satisfação do cliente.
Compromisso com a Sustentabilidade e Inovação
Pedro Moreira reforça o compromisso da Empresa com a sustentabilidade e a inovação: “Temos procurado aprimorar a eficiência, minimizar custos e assegurar a sustentabilidade das operações. Queremos continuar a melhorar a qualidade do transporte ferroviário em Portugal, contribuir para um futuro mais verde, apostando em soluções de mobilidade sustentável, e investir no desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas mais eficientes”.
Perspectivas Futuras
A firma continua a "investir no futuro, com o objectivo de melhorar a qualidade dos seus serviços e contribuir para a sustentabilidade ambiental".
Estes resultados sublinham "a determinação da CP em manter uma gestão financeira sólida, ao mesmo tempo que continua a crescer e a inovar. A Empresa está preparada para enfrentar os desafios futuros e continuar a servir os seus passageiros com excelência e dedicação".