Revive Ferrovia: Estações Ferroviárias desactivadas passam a receber visitantes

Foi assinado um protocolo com o Programa Revive Ferrovia que permitirá a existência das 30 primeiras concessões de uso privativo no Norte e no Alentejo

No âmbito do novo Programa Revive Ferrovia, as Estações Ferroviárias já fora de serviço irão reviver na sequência da assinatura do protocolo de cooperação entre a Turismo Fundos, em representação do Fundo Revive Natureza, e a IP Património - Administração e Gestão Imobiliária, S.A..


A oficialização desta parceria teve lugar em Sousel, no distrito de Portalegre, numa das 30 estações ferroviárias desactivadas, sitas nas regiões Norte e do Alentejo, e que após selecção acolherão de novo visitantes.

O Fundo Revive Natureza tem como objectivo requalificar e valorizar os imóveis públicos devolutos e desactivados, integrados no património natural.

Este trabalho de compatibilização, conservação e recuperação tinha como objectivo a “salvaguarda dos bens em causa com novas utilizações, que beneficiem as comunidades locais”, e sobretudo que atraiam novas gentes e fixem novos residentes.

Não esquecer que aos edifícios de passageiros das estações ferroviárias, há ainda a lembrar outro tipo de edifícios, “como cais cobertos, armazéns, habitações, bem como terrenos adjacentes”.

À IP Património compete a gestão de projectos de “valorização e rentabilização dos bens integrantes do domínio público ferroviário desde a concepção até à sua utilização”.

 Entretanto a IP Património em parceria com vários Entidades já desenvolveu, nas linhas ferroviárias desactivadas,  vários projectos de requalificação e valorização de edificado e terrenos anexos, em meio natural, “promovendo o desenvolvimento das regiões, com projectos de cariz social, turismo e outras actividades, salvaguardando a preservação e recuperação do seu edificado, e a sustentabilidade socioeconómica dos locais onde o mesmo se insere”.


Deste modo foi criado o Revive Ferrovia, no âmbito do Fundo Revive Natureza, “para permitir a concessão de uso privativo de Estações Ferroviárias desactivadas, mediante concurso público, para a sua requalificação e reabertura no contexto de actividades económicas relacionadas com o turismo”.

.

 
 
 
 

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade