Postos de Turismo do Porto (re)abrem portas a 01 de Junho

por: Zita Ferreira Braga
Postos de Turismo do Porto (re)abrem portas a 01 de Junho
Porto e Norte

As lojas e postos de turismo da Região do Porto e Norte de Portugal reabrem portas a partir de 01 de Junho, acolhendo os visitantes dentro das normas em vigor.

Há a destacar


O  Posto de Turismo do Centro, da Associação de Turismo do Porto (ATP), na Baixa da cidade, e também o Welcome Center do Aeroporto, da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Estes são os espaços com maior procura calculando-se que possam começar a atender os primeiros turistas nesta reabertura de actividade.

Numa altura em que começam a chegar reservas à região e ainda que todos “os players estão empenhados em contribuir para criar uma perceção de segurança no território”, a TPNP e a ATP, decidiram criar “um plano de contingência que abrange todas as Lojas e Postos de Turismo da Região,” cumprindo assim com todas as regras de higienização e distanciamento físico vindas da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Deste modo, os visitantes terão à sua disposição “álcool-gel para higienização das mãos, estão estabelecidos corredores para entradas e saídas, é obrigatório o respeito pela etiqueta respiratória (incluindo o uso de máscara) e o staff usará equipamento de proteção individual”.

Relativamente a esta situação, Luís Pedro Martins, Presidente da TPNP, afirma que “Queremos transmitir uma imagem de segurança ao turista, porque essa perceção nos tempos em que vivemos é fundamental”.

Por outro lado, Ricardo Valente, Presidente da ATP declarou:“Depois de termos mantido o atendimento turístico em formato online durante todo o período da pandemia, voltamos a ter o apoio presencial a turistas nos nossos espaços, e em condições de segurança e limpeza adequadas”.


O dia 01 de Junho terá ainda a marcá-lo o regresso à actividade de muitas unidades hoteleiras e de mais alguns estabelecimentos de restauração da região.

 Luís Pedro Martins congratula-se com o facto de ser a Região Norte “aquela que ostenta o maior número de estabelecimentos distinguidos pelo selo «Clean & Safe», mas, sobretudo, com as diligências e a criatividade dos associados para cumprir com todas as disposições legais”. As reservas já começaram a chegar e um dado animador para o presidente da TPNP é o registo de que “a região foi a que teve menor número de cancelamentos no período de confinamento”.


O facto de se presumir que o actual perfil do turista possui como denominador comum a procura de férias com tranquilidade e privacidade, leva Luís Pedro Martins a considerar que “o Porto e Norte de Portugal se destacará na preferência do cliente atual, e que territórios como o Douro, Trás-os-Montes ou o Minho terão durante estas férias muita procura”. Salienta ainda que mesmo o sub-destino Porto se manterá na lista de preferências do turista internacional considerando a baixa pressão turística das suas principais cidades quando comparadas com destinos similares.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade