Câmara de Oeiras declara situação de estado de emergência

por: Zita Ferreira Braga
Câmara de Oeiras declara situação de estado de emergência
Divulgação

Com o objectivo de combater a pandemia de covid-19, a Câmara de Oeiras decidiu declarar situação de alerta de emergência.



Nesta situação todas as pessoas oriundas de outros concelhos ou de fora do país têm o dever de avisar as autoridades locais.

"Considerando o período de férias da Páscoa, bem como o encerramento de muitas actividades e serviços, implicando o turismo, determina-se que as pessoas vindas de um país estrangeiro ou de outro concelho devam dar conhecimento da sua chegada na junta de freguesia", refere Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, no alerta de emergência e da activação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Esta decisão resulta da audição da Comissão Municipal de Proteção Civil, “determinando a implementação de 19 medidas neste concelho do distrito de Lisboa, que "se manterão em vigor enquanto estiver declarado o estado de emergência nacional", ou seja, pelo menos, até às 23:59 de quinta-feira.

Segundo informação do município, as pessoas de fora do concelho "devem manter-se em casa em isolamento preventivo (profilático) ou quarentena, pelo período mínimo de 14 dias, conforme indicações da Direção-Geral da Saúde, devendo em caso de sintomas pela mesma referenciados, contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24)".

A funcionar em permanência, no edifício dos Serviços Municipais de Proteção Civil, “o Posto de Comando Operacional Municipal é a estrutura de coordenação e definição urgente de medidas relativas à fase de emergência, nomeadamente apoio social e psicológico à população e "garantias de funcionamento de empresas, de serviços de restauração e hotelaria, transportes e outras actividades essenciais à contenção da doença e à vivência individual e coletiva".

Entre as medidas da câmara destaca-se o apoio ao Serviço Nacional de Saúde, através da "compra de 2.400 peças de vestuário hospitalar, 43 ventiladores, 90 seringas elétricas, 500 fatos de proteção, 140 óculos de proteção, 50.000 máscaras, diverso material informático e telecomunicações", referindo o município lembrando que está a ser levado a cabo acolhimento aos profissionais de saúde.

Ainda em comunicado a autarquia revela que "Foi iniciada a implementação de um sistema de testes de infeção por covid-19, com capacidade de atendimento diário para 100 munícipes, no Palácio Anjos, Algés, em parceria com a Clínica Joaquim Chaves e diariamente a 30 profissionais municipais, das freguesias, Polícia de Segurança Pública, bombeiros e polícia municipal, em parceria com o laboratório SINLAB".

Em termos de limpeza, a Câmara de Oeiras, em conjunto com as juntas de freguesia, está a desinfectar os arruamentos, assim com a higienização de viaturas do município, da rodoviária VIMECA, dos bombeiros, da PSP, da polícia municipal e da Proteção Civil, "num total de 350 viaturas diárias".

Além disso, a autarquia entregou material desinfectante às empresas de táxis e viaturas funerárias do concelho.

Pensando nos sem-abrigo o município “vai criar um sistema de acolhimento, no centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, em Paço de Arcos, garantindo alojamento, higiene pessoal, alimentação e medicação, através da colaboração do Instituto de Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos.

No âmbito do estado de emergência para combate à pandemia de covid-19, "os serviços municipais e todos os trabalhadores municipais serão mobilizados, para as ações imprescindíveis às actividades de proteção civil", prevendo-se a emissão de documentos de identificação para exibição perante as autoridades dos trabalhadores e colaboradores, acrescenta o comunicado.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade