Turismo Internacional cai 70%, afirma a OMT

por: Zita Ferreira Braga
Turismo Internacional cai 70%, afirma a OMT
Divulgação

Turismo Internacional cai 70%  enquanto as restrições de viagem afectam todas as regiões



As restrições de viagem introduzidas como resposta  à pandemia de Covid 19, continuam a afectar duramente o turismo mundial, tal como o demonstram os últimos dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) apresentando uma queda de 70% nas chegadas internacionais nos oito primeiros meses de 2020.


Segundo o último barómetro OMT do Turismo Mundial, as chegadas internacionais caíram 81% em Julho e 81% em Agosto, precisamente os meses que por hábito são os de maior movimento do ano cincidindo com o Verão e a temporada alta no hemisfério Norte.

 Agosto apresenta representa uma diminuição de 700 milhões de chegadas em comparação com o mesmo período de 2019 o que se traduz numa perda de 730 milhões de dólares americanos. em bilhetes  procedentes do turismo internacional.

Trata-se de uma perda que multiplica por oito a verificada em 2009 aquando da crise económica e financeira.

Entretanto Zurab Pololikashvili, secretário Geral da OMT, sublinha: “Esta descida sem precedentes está a ter consequências sociais e económicas dramáticas e põe em risco milhões de postos de trabalho e empresas” e continua lembrando “ que é urgente recuperar com segurança a actividade turística, no momento oportuno e de forma coordenada”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways