A nona edição dos Prémios AHRESP distinguiu os protagonistas da hotelaria, restauração e similares de Portugal, num evento que decorreu no Casino Estoril, reunindo cerca de 600 participantes.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participou com uma mensagem em vídeo, onde recordou a condecoração atribuída à AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, no dia anterior, com a Medalha da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial. Destacou a resiliência da associação e dos seus empresários ao longo de quase 130 anos de história, afirmando: "É muito justo, porque são décadas, atrevo-me a dizer séculos, de vida. E isso não tem preço".
Pedro Machado, reconduzido como Secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, reconheceu o trabalho da AHRESP "na valorização das profissões do sector", salientando programas como "o Selecção Gastronomia e Vinhos" e "a importância da rede de delegações AHRESP no país". No final da sua intervenção, revelou um projecto que poderá integrar o programa de Governo a apresentar na Assembleia da República: "a criação da Alta Escola de Gastronomia em Portugal". Afirmou também, uma vez que o evento ocorreu horas após ter tomado posse :" há muito mais coisas para fazer, mas o Governo vai reunir e nos próximos dias apresentarei novidades".
Foram anunciados três novos projectos:
Foram apresentadas 10 categorias votadas pelo público, bem como das distinções especiais atribuídas pela Comissão de Honra, após processo de selecção que decorreu em Portugal continental e ilhas.
Dos vencedores, a Associação destaca o Restaurante Mugasa, guardião do Leitão à Bairrada, e o São Lourenço do Barrocal, refúgio de luxo alentejano. O The Folly, com enfoque na arte solidária, e o Noah Surf House, exemplo de sustentabilidade, também foram distinguidos. A plataforma “Entre Vinhas” e a Companhia Portugueza do Chocolate marcaram igualmente presença entre os premiados.
O Prémio Jovem Empreendedor foi atribuído a João Mateus, pelo seu trabalho no interior do país. A Aldeia de Podence venceu na categoria Destino Revelação. Joachim Koerper, chef do restaurante Malhadinha, foi distinguido pela sua liderança, e José Carlos Santos foi eleito Profissional do Ano na área da panificação.
Na categoria Portugueses Lá Fora, o galardão foi entregue a Diogo Vaz Miranda, director-executivo do restaurante Central, em Lima, considerado o melhor do mundo. Marlene Vieira foi reconhecida como Personalidade do Ano pela conquista da estrela Michelin em 2025. O Prémio Mário Pereira Gonçalves foi entregue a Linda Pereira, figura de referência na organização de eventos, e, a título póstumo, a João Cavaleiro Ferreira, impulsionador do turismo no Alentejo e ex-vice-presidente da AHRESP. Este último fez levantar os convidados a aplaudi-lo a muitos deles muito emocionados, como foi o caso do Presidenta da Instituição - Carlos Abreu.
No fim do evento tentámos falar com a Chef marlene Vieira, mas a mesma não se mostrou disponivel, afirmando: "hoje não, falamos noutro dia".