A La Liste, plataforma de referência na área da restauração, anunciou que há há três membros portugueses da Relais & Châteaux que fazem parte na lista dos 1000 melhores restaurantes do mundo.
Os restaurantes que integram a lista da La Liste são: o restaurante Belcanto, em Lisboa, e os restaurantes dos hotéis Fortaleza do Guincho e The Yeatman, situados em Cascais e no Porto, respectivamente.
Em Portugal, a preferência entre membros da associação foi dada ao restaurante lisboeta conduzido pelo chef José Avillez, que contabilizou uma percentagem de 96,5% no ranking apresentado, calculado a partir da compilação de mais de 1100 guias, publicações e avaliações online qualificadas. Já o The Yeatman, liderado pelo chef Ricardo Costa, alcançou um total de 92.5%, sendo que o restaurante da Fortaleza do Guincho, da responsabilidade do chef Gil Fernandes, obteve uma classificação de 88%.
Os três membros juntam-se, assim, aos seis membros da associação reconhecidos em Espanha, que incluem as propriedades Arzak, em Donostia; Akelarre, em San Sebastián; Atrio, em Cáceres; Coque, em Madrid; Echaurren, em Ezcaray; e Pepe Vieira, em Pontevedra, dando mais motivos de orgulho à Delegação de Espanha e Portugal da Relais & Châteaux no ano em que a associação celebra o seu 70.º aniversário.
Fundada em 1954, a Relais & Châteaux soma hoje cerca de 600 hotéis e restaurantes exclusivos em todo o mundo, dirigidos por empreendedores independentes – quase sempre famílias – apaixonados pelos seus projectos e profundamente empenhados em cultivar relações autênticas com os seus clientes. Desde a sua fundação, que os seus membros têm vindo a preservar e promover a riqueza e a diversidade das tradições ligadas à gastronomia e à hospitalidade, estando também envolvidos na preservação do património local e do ambiente. Exemplo disso mesmo foi o anúncio feito a semana passada em Paris, durante o rendez-vous anual da associação: a Relais & Châteaux apresentou uma parceria com a UNESCO e propõe-se, assim, a promover o desenvolvimento e implementação de projectos conjuntos que apoiam a conservação sustentável e o recurso à diversidade biológica.
Jornalista