Associação Crescer tem jantar solidário com Chefs Nuno Bergonse e Renato Bonfim

por: Joana Quintas
Associação Crescer tem jantar solidário com Chefs Nuno Bergonse e Renato Bonfim
Arlindo Camacho

A Associação CRESCER tem dia 27 o terceiro jantar da iniciativa “É UM CONVITE”, um ciclo de jantares com chefs portugueses.

No próximo dia 27 de Junho será a vez de um menu desenvolvido entre o Chef Renato Bonfim, do restaurante Ceia, e os formandos da Associação, orientados pelo Chef Nuno Bergonse, consultor deste projecto de cariz social, que desde 2019 tem vindo a criar oportunidades de emprego aos seus beneficiários.

Na preparação desta refeição, com um menu exclusivo para a ocasião, os formandos da CRESCER irão interagir com o Chef convidado, "em mais uma experiência de partilha de conhecimentos, de dinâmica entre equipas, enriquecendo assim o seu percurso profissional, mostrando as suas competências e capacidade de integração no mercado de trabalho".

Desta vez, a seu lado vão ter Renato Bonfim, que tendo iniciado o curso de engenharia informática, rapidamente trocou o computador pelas facas, pelos sabores e pela arte da cozinha, e assim começou o percurso. No restaurante É UMA MESA, vai mostrar que apesar de ter deixado a resolução de problemas de software, o menu será desenhado com total precisão e sem margem para erro. Afinal de contas, conta já com uma vasta experiência: depois de prémios e estágios na Suíça e em Itália, juntou-se à equipa do The Oitavos e do Bastardo, onde se tornou chef de cozinha. Mais tarde foi até à Califórnia, onde trabalhou como souschef no Adega, um restaurante português com uma estrela Michelin. Hoje, é Chef Executivo do grupo Silent Living e do Ceia e é com os produtos cultivados na Herdade no Tempo – que faz parte do projecto que lidera - que transforma a agricultura regenerativa em cozinha criativa.

Será com estes ingredientes sustentáveis que irá preparar alguns pratos do menu do próximo “É UM CONVITE”, no dia 27 de junho.

O Chef consultor e fundador do projeto em conjunto com a Associação CRESCER“Neste terceiro jantar queremos continuar a promover momentos de partilha de experiência para os nossos formandos, ao mesmo tempo que para todos aqueles que aceitam este ‘convite’, estamos a proporcionar uma experiência gastronómica de excelência". Para Nuno Bergonse trata-se de "uma oportunidade única de provar pratos elaborados por estas pessoas que se empenham diariamente para construir um futuro, para agarrar esta oportunidade de transformarem a sua situação vulnerável, numa realidade bem mais determinada, e com uma perspectiva real de mudança de vida”.

O jantar tem início pelas 20:00, e traz para a mesa "sabores intensos, que prometem uma experiência gastronómica de excelência". As reservas podem ser feitas por telefone, através do 924 762 469, ou por email, para reservaseumconvite@crescer.org.

 

MENU “É UM CONVITE DO RENATO BONFIM”

Entrada

Taco de shiso, cogumelos e chutney de funcho (Renato Bonfim)

Peixe

Peixe galo com açorda de ovas (CRESCER)

Prato de carne

Presa de porco preto, Lingueirão, Chimichurri e Beldroegas (Renato Bonfim)

Sobremesa

Paris Brest de avelãs e chocolate (CRESCER)

 

Após o evento, um dos pratos do chef convidado, Presa de porco preto, Lingueirão, Chimichurri e Beldroegas, ficará disponível na carta do É UM RESTAURANTE, durante dois meses, até ao próximo jantar “É UM CONVITE” já agendado para dia 19 de Setembro, com o chef Kiko, para o qual é possível fazer já reservas, bem como para a edição de Novembro, no dia 21, com o chef Alexandre Silva, dos restaurantes FOGO e LOCO (uma estrela Michelin).

 

Melhorar as condições de vida das pessoas que se encontram em situação de sem abrigo, implica várias dimensões da vida das pessoas, como são a habitação, a saúde e o emprego. Estes jantares têm uma vertente de inclusão destas pessoas, mas também de apoio à Associação CRESCER que desenvolve, 365 dias por ano, 24h por dia, um trabalho de grande investimento nas as equipas que fazem o acompanhamento destas pessoas.

 

“Acreditamos que quando juntamos fine dining e pessoas que se encontram em situação de grande vulnerabilidade, estamos, acima de tudo, a desconstruir estigmas e a trabalhar para um mundo mais inclusivo, através da participação de todos. A CRESCER precisa muito deste tipo de eventos e do apoio de toda a sociedade para continuar o seu trabalho junto dos mais desfavorecidos, oferecendo respostas cada vez mais abrangentes, inclusivas e que promovam mudanças efetivas na vida das pessoas que acompanhamos.”, afirma Américo Nave, diretor executivo da Associação CRESCER.

O É UMA MESA, no número 3 da Rua Rio Cávado, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, é um projeto de empreendedorismo social da Associação CRESCER, que nasceu em julho de 2022, com o objetivo de formar e criar oportunidades de emprego a pessoas em situação vulnerável, na área da restauração. Este espaço faz parte de uma série de outras iniciativas da associação na área da restauração, como É UM RESTAURANTE, É UMA ESPLANADA, É UMA COPA e É UM ALMOÇO.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways