A experiência gastronómica japonesa em Lisboa

por: António Manuel Teixeira

SUGOI!: Uma nova essência Japonesa na cidade.

O chef Rui Rosário inaugura um espaço que promete trazer os sabores mais emocionantes do Japão. Baptizado como SUGOI! - uma expressão japonesa que evoca admiração e surpresa -, o local é uma homenagem ao estilo de vida e à culinária do Império do Sol Nascente. Após um período de soft opening em Março, o restaurante já abriu portas no 8 Marvila, apostando numa combinação única de pratos "Raw" e Ramen no menu.

O chef, com experiência em cozinha japonesa, compartilha as vivências que teve no Japão através dos pratos que serão servidos no balcão ou na esplanada!

Rosário dedicou-se à sua paixão pela culinária, tornando-se um autodidata na arte da cozinha. Em 2018, decidiu mergulhar no mundo da cozinha japonesa, viajando para a Tokyo Sushi Academy. De volta a Lisboa, trabalhou na Barra Japonesa do restaurante Praia no Parque, mas o fascínio pelo Japão levou-o a retornar para aprofundar os seus conhecimentos.

O espaço japonês além das comidas típicas da gastronomia oriental também está devidamente decorado envolvendo os visitantes numa atmosfera cultural.

Os clientes são convidados a experimentar pratos crus e receitas de Ramen tanto no balcão quanto na esplanada, inspirada na melhor tradição da street food japonesa. O menu inclui uma variedade de pratos, como a "Cebolada" de Sarrajão, a “Cavala com Ponzu e Rábano”, o “Sashimi Moriawase” e o “Choco com Wakame” e “Yuzu Kosho”, que podem ser acompanhados por opções de Ramen. Para complementar a refeição, uma selecção de vinhos orgânicos e o saquê exclusivo do SUGOI! estarão disponíveis para os apreciadores.

Este espaço representa a síntese das experiências e aprendizagens de Rui Rosário no Japão, oferecendo uma experiência culinária única em Portugal e transportando os clientes para as ruas de Tóquio. O objectivo final é proporcionar uma experiência tão excepcional que os clientes não possam deixar de exclamar: "Sugoi!".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways