Sergio Crivelli expande confeção de massas italianas frescas artesanais ao sector da hotelaria

por: Zita Ferreira Braga
Sergio Crivelli expande confeção de massas italianas frescas artesanais ao sector da hotelaria
chef Crivelli

O projecto arranca primeiro no Grande Porto, com 20 formatos diferentes de pasta, incluindo as variedades sem glúten

Uma verdadeira experiência gastronómica italiana. Quem  frequenta o Sergio Crivelli – Ristorante Italiano, em Matosinhos, conhece bem o cuidado que o chef  tem na qualidade dos produtos, ingredientes e confeção culinária. Características que Sergio Crivelli colocará doravante à disposição de outros restaurantes, hotéis e estabelecimentos gourmet, dado que disponibilizará - sob encomenda - uma variedade de 20 formatos de massas italianas frescas artesanais bem como, raviollis, produzidos na bancada de trabalho da cozinha e laboratório do n.º 705 da Rua de Brito Capelo.

Trata-se sem dúvida de um laboratório porque o novo projecto do conhecido chef italiano, há décadas radicado em Portugal, compreenderá também a venda de pastas isentas de glúten, que são elaboradas numa divisão à parte (para não existir qualquer hipótese de contaminação dos alimentos destinados aos doentes celíacos por esta proteína) e que merecem inclusivamente a certificação da Associação Portuguesa de Celíacos.


A venda de massas italianas frescas artesanais para o canal profissional arrancará, nesta primeira fase, apenas para os potenciais clientes do Grande Porto. Mas a ideia é ir agregando novas áreas geográficas, pouco a pouco, do norte ao sul.

No arranque faz sentido cingirmo-nos somente a um raio de 50 quilómetros. O canal Horeca tem na envolvência do Porto um mercado maduro, exigente e que procura produtos distintivos, como a massa fresca artesanal que produzimos todos os dias, com uma sêmola específica (o principal ingrediente da pasta) que importamos diretamente de Itália”, explica Sergio Crivelli.

Somos conhecidos pelo sabor autêntico que sai da nossa cozinha, razão pela qual merecemos já o selo da Marchio Ospitalità Italiana [certificação promovida pelo Instituto Nacional de Investigação Turística e pelas Câmaras de Comércio Italianas, que visa apoiar o autêntico Made in Italy no mundo]. Depois de termos começado a comercializar para o grande público massas secas artesanais, produzidas e embaladas por nós, este novo passo expande o serviço que providenciamos e estamos convictos que poderá fazer a diferença noutras cozinhas profissionais”, acrescenta Sergio Crivelli, um grande promotor da culinária italiana no nosso País e presença assídua em eventos da especialidade.

O Sergio Crivelli – Ristorante Italiano, que faz parte do programa Travellers’ Choice do TripAdvisor, onde só estão 10% dos melhores restaurantes do mundo, possui uma carta completíssima e serve das pastas às pizzas, sem esquecer os pratos de carne, os risotos, as saladas e as sobremesas, fiéis à herança transalpina.

O espaço destaca-se ainda pela carta 100% isenta de glúten, a pensar em quem possui este tipo de intolerância, uma atenção que o chef Sergio Crivelli tornou vocação e que tem colocado o nome do restaurante como referência em muitos roteiros da especialidade.

O restaurante segue também o ciclo das estações e algumas das sugestões gastronómicas que apresenta diariamente aos clientes têm por base uma horta biológica que o próprio Sergio Crivelli cultiva, para incrementar ainda mais a quantidade de produtos frescos, de origem controlada, que usa na respetiva bancada de trabalho.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways