Michelin assina a Carta da Diversidade

por: António Manuel Teixeira
Michelin assina a Carta da Diversidade
Michelin

A Michelin Espanha Portugal participou no acto de assinatura da Carta da Diversidade, enquadrada na iniciativa do Mês Europeu da Diversidade em Espanha, que celebrou a sua terceira edição este mês de Maio.

O evento contou com a participação de 40 líderes empresariais que ofecerceram visibilidade ao seu compromisso com a diversidade e inclusão social e que também registraram sua adesão ou renovação à Carta para o período 2023-2025.

A Carta da Diversidade é uma missiva de princípios e valores europeus que empresas e organizações na Espanha assinam, de forma voluntária e gratuita, para tornar visível o seu compromisso com a diversidade e a inclusão não local do trabalho, referiu a Michelin.

Os 10 compromissos d documento são:

1 - Sensibilizar para os princípios da igualdade de oportunidades e do respeito pela diversidade.
2 - Avançar na construção de uma força de trabalho diversificada, promovendo a integração de pessoas com perfis diversos, independentemente do sexo, orientação sexual, etnia, nacionalidade, origem, religião, crença, idade, deficiência ou qualquer outra circunstância pessoal ou social.
3 - Promover a inclusão de toda a força de trabalho, favorecendo a efectiva integração e evitando qualquer tipo de discriminação, directa ou indirecta, no trabalho
4 - Considerar a diversidade em todas as políticas de gestão de pessoas.
5 - Promover a conciliação e corresponsabilidade através do equilíbrio entre trabalho, família e lazer, estabelecendo mecanismos que permitam conciliar a vida laboral com a vida familiar e pessoal de todos os colaboradores.
6 - Reconhecer a diversidade de clientes, que também é fonte de inovação e desenvolvimento.
7 - Estenda e comunique o compromisso a todos os funcionários.
8 - Estender e comunicar o compromisso às empresas fornecedoras.
9 - Transferir e transmitir este compromisso a terceiros: administrações, organizações empresariais, sindicatos e outros agentes sociais.
10 - Divulgar as políticas de Direitos e Igualdades, os resultados obtidos, através da web, relatório anual da empresa, eventos, etc.

A Comissária Europeia para a Igualdade, sublinhou: “Devemos trabalhar juntos para ultrapassar estes tempos difíceis. A diversidade e a inclusão promovem comunidades coesas e maximizam a inovação e o crescimento. Para isso, devemos usar todos os talentos e não deixar ninguém para trás". Logo torna-se importante avaliar "onde estamos e se nossas políticas de diversidade estão funcionando". Helena Dalli apela a todas as organizações para se juntarem a em maio de 2023 para celebrar o Mês Europeu da Diversidade e "defender fortemente locais de trabalho diversos, inclusivos e iguais".

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade