O "Cult of Pita" é o novo espaço gastronómico localizado na baixa do Porto, inspirado na cozinha do Médio Oriente, preparado para os amantes de refeições vegetarianas.
Inspirado na cozinha do Médio Oriente - com um toque português - situa-se no número 652 da Rua Fernandes Tomás e promete tornar-se no culto mais vegetariano que a cidade já viu.
“Pretendemos criar uma experiência única e excitante de fast food que combina os sabores da cozinha do Médio Oriente com um toque português. O pão pita é a base para todos os pratos de assinatura(...) porque adoramos e somos obcecados pela nossa comida como um culto. As nossas opções - vegetarianas - são saudáveis e estão repletas de sabores ricos e profundos”, explica David Hashpai, Restauranteur do Cult of Pita.
Também a imagem e o conceito do restaurante são distintos do que os restaurantes da mesa tipologia que o cliente está habituado a consumir, com logótipo verde e interior boémios, minimalistas e clínicos. O espaço do Cult of Pita é pet-friendly e foi inspirado num verdadeiro mercado: "foi criado um armazém escuro com texturas naturais quentes e materiais crus e não polidos, que se cruza com uma loja de vinhos com uma estética obscura de culto - que representa a paixão obsessiva, quase subterrânea, pela comida vegetariana", explica o estabelecimento em comunicado.
“Queríamos ter um ambiente reconfortante - mas caótico - que representasse os ingredientes crus e o estilo desarrumado da nossa comida de rua e dos nossos ingredientes naturais. O ambiente escuro e arrojado do restaurante reflecte a sua abordagem apaixonada e obsessiva à comida vegetariana, criando uma aventura culinária única - que é perfeita para quem procura algo diferente. Quer seja vegetariano ou não, o Cult of Pita oferece uma experiência fresca e arrojada que, certamente, deixará uma impressão duradoura”, acrescenta.
Com mais de 21 opções vegetarianas e veganas que celebram as raízes, as especiarias e a colheita da Natureza em toda a sua beleza caótica, o Cult of Pita apresenta quatro rituais de assinatura - Holy Pitas - que podem ser servidos nas versões Clássica ou Hellfire (picantes). Para além disso, oferece ainda taças de Hummus - desde a mais clássica à mais arrojada - Iniciações, que são dois complementos terrosos para qualquer refeição; uma selecção de pratos de acompanhamento (Side Harvest) - como a Salada Temple, feita com pepino simples, pequeno e picado, cebola, tomate, azeite e limão - e, por último, Sobremesas tradicionais do Médio Oriente - como Malabi, Backlawa e Knafeh. "Para que o cliente não se sinta confuso, todo o menu inclui a descrição das principais especiarias e molhos a escolher", salienta.
Todo o menu pode ser acompanhado pelas mais de 20 bebidas - com ou sem álcool - disponíveis, incluindo os tradicionais shots, feitos diariamente com os ingredientes frescos disponíveis.
O espaço está aberto todos os dias das 11:00 ás 22:00, tendo uma capacidade de 40 lugares no interior.
Jornalista