O ALIBI secreto na Baixa do Porto

O ALIBI secreto na Baixa do Porto
Alibi by YoursPorto

Alibi, o restaurante que continua um segredo escondido na Baixa do Porto.

O restaurante Alibi by YoursPorto é um espaço inaugurado em 2020 que com a chegada da pandemia mal teve tempo de se dar a conhecer à cidade, mas que reabre as portas em 2021. Com uma cozinha de confecção simples, um ambiente acolhedor, um serviço de proximidade e o ex-líbris que merece ser revelado – uma vista privilegiada sobre o centro histórico do Porto.

Este espaço está localizado na Rua dos Caldeireiros, uma das ruelas mais típicas da cidade, num edifício centenário, restaurante este que é composto por diversos espaços, entre eles: uma sala de ambiente contemporâneo e confortável, uma esplanada interior com um jardim vertical e o jardim exterior que oferece uma paisagem da cidade digna de belas fotografias.

Responsável por toda a criatividade apresentada na carta, pensada para proporcionar convívio à volta dos pratos com propostas convidativas à partilha de sabores, temos o chef Bruno Ferreira, que assim como o próprio espaço do Alibi, têm ambos uma relação com a apologia dos bons momentos à mesa. A gastronomia aqui praticada distingue-se pelo respeito pelos sabores autênticos e a qualidade dos ingredientes utilizados na confecção dos pratos.    

Entre algumas das muitas propostas podemos encontrar sugestões como o creme de espargos brancos com azeite de trufas e amendoins caramelizados ou as vieiras glaceadas para as entradas; o arroz do mar, a carne maturada, o polvo assado em forno de carvão ou o arroz de beterraba para quem procura uma iguaria vegetariana, são sugestões para o prato principal. A diversidade de guarnições disponíveis é outro aspecto que conquista quem lá passa destacando propostas como a batata frita rústica, o arroz selvagem, o puré de pastinaga ou a tempura de legumes. Para a sobremesa para completar a refeição, não faltam opções como, pêra cozida em açafrão e especiarias, fondant de chocolate negro com espuma de maracujá, panacotta de café e sorvete de framboesa.

A carta de vinhos, como não poderia faltar, foi também cuidadosamente pensada, apresentado referências nacionais. Há ainda uma selecção de espumantes, cocktails e outras sugestões para acompanhar a qualquer momento da refeição.

O Alibi encontra-se aberto de segunda a sábado, dando primazia às refeições do jantar, encontrando-se assim disponível para almoçar apenas sextas, sábados e segundas. “Ao almoço temos um ambiente tranquilo e descontraído, que faz com que o nosso espaço funcione como um pequeno refúgio do rebuliço da cidade. À medida que a noite cai e as luzes da cidade começam a aparecer, o restaurante ganha uma envolvência diferente e uma atmosfera ainda mais acolhedora, o que torna a experiência dos nossos clientes ainda mais especial.” Afirma Miguel Matos proprietário do restaurante e gestor de negócio da YoursPorto.

No mesmo edifício encontra-se ainda a Ailibi Guesthouse, com nove quartos que oferecem a mesma vista única sobre a cidade e todo o conforto para uma estadia a dois ou em família na baixa do Porto.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade