Vacinação e testes deverão levar ao levantamento de restrições

por: João Maria Aguiar de Sousa

O avanço do processo de vacinação, aliado ao aumento de testagem e aos certificados digitais, deverão significar a reabertura, em pleno, de empresas de alojamento turístico, restauração e similares.

No passado dia 08 de Julho, o Conselho de Ministros definiu que passam a ser exigidos certificados digitais ou testes negativos no acesso a estabelecimentos de alojamento turístico e de alojamento local, em todo o território continental.

Nos municípios de risco elevado e muito elevado, serão exigidos os mesmos requisitos aquando da permanência no interior de restaurantes.

O Governo entende que estas são medidas que vão ajudar ao controlo da pandemia, pelo que as restrições de limitação horária e de lotação dos estabelecimentos de alojamento turístico, restauração e similares deverão ser levantadas.

Por outro lado, também os estabelecimentos de animação nocturna deverão retomar a sua actividade, depois de estarem encerrados há mais de um ano.

Não obstante a importância desta medida, a especificidade das nossas actividades económicas exige um período de adaptação. Existem reservas confirmadas, hóspedes instalados e muitas incertezas quanto à respectiva operacionalização, pelo que uma medida desta amplitude requer tempo e clareza.”, refere a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

A entidade tem vindo a destacar a necessidade de se compensar o impacto das medidas sanitárias nas empresas, com as respectivas medidas económicas.

A evolução desta crise sem fim esgotou por completo a tesouraria das nossas empresas, que já não têm qualquer capacidade para suportar mais custos.”, sublinha a associação.

Neste sentido, a AHRESP afirma que irá apresentar um novo plano ao Governo, com medidas concretas de apoio a estabelecimentos de alojamento turístico, restaurantes e similares, uma vez que “só assim será possível assegurar a sobrevivência dos negócios e a manutenção dos milhares de postos de trabalho.”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade