Prémio Nacional de Turismo: Mário Pereira Gonçalves, Presidente da AHRESP, venceu o Prémio Carreira

por: Zita Ferreira Braga

Mário Pereira Gonçalves, Presidente da AHRESP, venceu o Prémio Carreira atribuído pelo Prémio Nacional de Turismo.



Nascido em 1939 na aldeia de Porto Castanheiro, concelho de Arganil, Mário Pereira Gonçalves veio trabalhar para Lisboa com 13 anos de idade.

No seu percurso profissional passou por várias pastelarias como funcionário e, depois, como empresário. Em 2000, recebeu o grau de Comendador pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio. Foi fundador do CFPSA – Centro de Formação para o Sector Alimentar, e desde então representa no Conselho de Administração, as Associações Empresariais protocoladas.
É Presidente da Direção da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, desde 1983.


Informa ainda a AHRESP foi agora aprovado o pagamento do IVA do 1º semestre de 2021 em três ou seis prestações mensais (sem juros), para os contribuintes do regime mensal e do regime trimestral, conforme consta no Decreto-Lei n.º 103-A/2020, de 15 de Dezembro.
Acrescentando ainda que no caso das empresas no regime de IVA mensal, estas devem ainda registar uma “diminuição da facturação, comunicada através do e-Fatura, de pelo menos 25% na média mensal do ano civil completo de 2020, face ao período homólogo do ano anterior”.

A AHRESP comunica ainda que de acordo com uma das maiores plataformas imobiliárias nacionais, a oferta de unidades hoteleiras cresceu no mercado nacional, desde que foi decretado o estado de emergência, em Março.

No final de Outubro, havia 166 hotéis à venda em Portugal, mais 4% do que em Março, o que reflecte de forma clara o impacto da pandemia no sector turístico. A região Centro lidera a lista de imóveis de turismo disponíveis no mercado, com 53 unidades em Outubro, o que representa um aumento de 15% face ao número de hotéis anunciados em Março. Segue-se a região Norte e o Algarve, com 37 e 29 hotéis anunciados para venda, respectivamente, no final de Outubro.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways