AHRESP explica porque os restaurantes podem continuar abertos no Estado de Emergência

por: António Manuel Teixeira
AHRESP explica porque os restaurantes podem continuar abertos no Estado de Emergência
Divulgação

A Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal (AHRESP) explica que os restaurantes podem continuar abertos, em horário "normal" incluindo fins-de-semana.

 

Embora estejam 121 concelhos em Estado de Emergência, que está em vigor entre os dias 09 e 23 de Novembro, os estabelecimentos podem "continuar a funcionar no seu horário 'normal', até às 22:30, incluindo fins- de- semana".

É certo que a legislação refere que existe "uma proibição de circulação que admite uma série de excepções, nomeadamente para efeitos de trabalho ou retorno ao domicílio".

A Associação explica que "apesar das excepções não contemplarem as idas ao restaurante, não podemos deixar de considerar que as pessoas que têm justificação para circular podem também deslocar-se a um restaurante".

Ora se um "trabalhador pode tomar/levar a sua refeição ou alguém que vai a caminho da sua residência também pode parar para almoçar ou jantar".

A AHRESP tem conhecimento que "tem havido algumas interpretações em sentido contrário a este nosso entendimento, pelo que já indagou a tutela para que se pronuncie com a maior urgência, para que os agentes económicos possam decidir pela abertura ou encerramento dos seus estabelecimentos".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways