AHRESP quer qualificar mais 250 restaurantes em Aveiro, Leiria e Beira Baixa

Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos chega a toda a região Centro de Portugal com a AHRESP a pretender qualificar mais 250 restaurantes da Região Centro

Depois de ter distinguido 78 restaurantes de 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, numa cerimónia realizada recentemente no Convento de São Francisco, o Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos segue agora para mais 27 concelhos que integram as Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, da Beira Baixa e da Região de Leiria. O objectivo é qualificar mais 250 restaurantes.

Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, promotora do Programa, destaca: “o Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos continuará o seu caminho no processo de qualificação da restauração e a expansão para 27 novos concelhos irá reforçar a distinção da gastronomia da região da Centro.

Este Programa é um instrumento promocional muito importante para os restaurantes, porque certifica a alta qualidade da sua oferta, atraindo mais visitantes, e incentiva outros restaurantes a elevar a fasquia da sua oferta”, afirma Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP. “A região Centro, importante destino turístico de âmbito nacional, sempre se caracterizou pela excelência dos seus estabelecimentos, verdadeiros embaixadores da nossa gastronomia. Este Programa representa mais um reconhecimento dessa excelência”, acrescenta.


Na cerimónia de entrega de placas e diplomas realizada em Coimbra, no dia 08 de Maio, a que assistiram mais de 200 pessoas, foram distinguidos 78 restaurantes que cumprem os critérios de qualidade verificados pelas equipas auditoras da ALS-Controlvet, na vertente técnica, e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra no domínio gastronómico e tendo cada restaurante recebido uma placa para colocar no exterior do estabelecimento, e o respectivo diploma.
Foi igualmente distribuído um guia de bolso com os restaurantes distinguidos.

A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, tendo também marcado presença Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal; José Brito, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra; Jorge Brandão, vogal da direção da CCDRC; os presidentes, ou representantes, das 19 Câmaras Municipais envolvidas e o diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Paulo Vaz.


Na sua intervenção, Pedro Machado, da Turismo do Centro, realçou o crescimento sustentado do turismo no Centro de Portugal nos últimos anos e sublinhou o facto de o Programa SELEÇÃO Gastronomia e Vinhos ser uma aposta na “qualificação da oferta e dos serviços na área do turismo”, uma das prioridades identificadas para a evolução do setor turístico. “É por isso que aqui estamos hoje. Queremos continuar a ser muito bons”, destacou.


Coube a Ana Mendes Godinho encerrar a cerimónia. Depois de elogiar os restaurantes distinguidos no Programa, a Secretária de Estado do Turismo recordou que “o Turismo está a mudar em Portugal”. “Os turistas já não nos visitam apenas no verão, mas sim no ano todo. E já não se limitam a visitar uma região, mas sim todo o território. Quem nos visita, regressa aos seus países e conta que Portugal é um país maravilhoso”, realçou, destacando ainda o aumento de 50% de turistas sentido na região Centro desde 2015.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade