APHORT incentiva colaboração entre a hotelaria do Porto e o Terminal de Cruzeiros de Leixões

por: Zita Ferreira Braga

O objectivo desta aproximação será o de intensificar a promoção do destino e capitalizar a perspectiva de crescimento do turismo de cruzeiros na cidade.

 

 

Os principais hotéis do Porto e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a empresa responsável pelo Terminal de Cruzeiros de Leixões, vão agora estudar formas de actuação conjunta para promover a oferta turística da cidade junto dos passageiros e dos operadores do sector do turismo de cruzeiros.


Trata-se de uma decisão que resulta de um encontro promovido pela APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, no início desta semana, “com o objectivo de potenciar a criação de um canal directo entre estas entidades.”

Durante esta reunião, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer, em detalhe, as características e valências do terminal e de perceber as oportunidades existentes para capitalizar a visita dos milhares de passageiros que anualmente passam por este equipamento.


As perspectivas de aumento do número de operações turnaround no Terminal de Leixões, isto é, de embarque e/ou desembarque de passageiros nesse porto, são muito interessantes para o turismo da cidade e da região norte, na medida em que promovem uma estadia mais prolongada dos turistas de cruzeiros. Muitos destes aproveitam uns dias antes ou uns dias depois da viagem de barco para pernoitar nas cidades envolventes e para explorar a sua oferta, o que se traduz num impacto significativo em termos turísticos”, explica Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT. “A abertura demonstrada pela APDL para colaborar de forma próxima com os hotéis da cidade irá, com certeza, permitir a criação de estratégias de promoção do destino com benefícios para ambas as partes. Em cima da mesa estão já ideias como a participação conjunta em feiras profissionais, ações directas com operadores turísticos ou iniciativas para potenciar o passa-palavra e o regresso ao destino junto dos passageiros dos cruzeiros”, acrescenta.


De relembrar que esta reunião surge no âmbito de um conjunto de encontros que a APHORT tem vindo a organizar com o intuito de discutir o futuro do turismo do Porto, nos quais promove a criação de oportunidades de colaboração entre os s principais agentes responsáveis por esse sector.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade