Rui Pedro Meira representará Portugal nos European Young Chef Awards

Rui Pedro Meira será o embaixador de Portugal no European Young Chef Awards  , o concurso internacional de gastronomia que terá lugar de 22 a 24 de Outubro em Rhodes na

Grécia.

 

Rui Pedro Meira, de 19 anos, venceu este concurso, com “uma termine de carnes com porco bísaro, carne de vaca cachena, frango, mão de vaca, chouriços, um rolo de folha de arroz com arroz de sarrabulho e cebolas.

Este jovem de 19 anos​ foi o grande vencedor do evento que juntou o talento dos estudantes de gastronomia da região minhota.

 Rui​ Pedro inspirou-se nas tardes de convívio em família na ​Areosa, em Viana do Castelo para esta receita. “Escolhi o sarrabulho porque recordo-me dos serões em família, da partilha e das horas que passamos à volta da mesa. Como aqui no MYCA, partilhamos o conhecimento com grandes chefs e colegas”, explica. 


 A​ "mantença" do lar do Minho​ é o nome do prato vencedor.​A combinação da herança gastronómica com um toque de criatividade e inovação foram decisivos para a escolha do júri. “O Rui Pedro foi um concorrente que se destacou. Apostou na tradição, juntou-lhe originalidade, sem desvirtuar o conceito. É um prato muito minhoto”, explica António Loureiro, presidente de júri.

O chef estrela Michelin foi um dos membros dos júris que avaliou os nove pratos que os 12 participantes executaram. ​O Chef António Vieira do Wish, o Chef Vasco Coelho Santos do Euskalduna e Semea by Euskalduna, Bruno Almeida, da Adega de Ponte da Barca, Carlos Fernandes, da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Olga Matos, docente do I​nstituto Politécnico de Viana do Castelo e ​Beatriz Costa, vencedora do MYCA 2018, ajudaram na tomada de decisão como membros do jurí.

O jovem de 19 anos irá representar o país no concurso internacional European Young Chef Awards, promovida pelo IGCAT na Ilha de Rodes na Grécia, nos dias 22 a 24 de Outubro. “Vou-me dedicar,treinar várias vezes, melhorar e estar a 100% para o EYCA. É uma oportunidade única para aprender, ver a cultura gastronómica dos outros países e partilhar” esclarece Rui Pedro Meira.

António Loureiro acredita que o jovem pode ser um forte candidato à vitória portuguesa no European Young Chef Awards. “Tem muito potencial. Conseguiu um prato técnico, com produtos da região de uma forma equilibrada e com um sabor estupendo”, descreve o chef.

 Estudante de cozinha na ​Escola Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, Rui Pedro irá apresentar na Grécia uma lista de ingredientes 100% minhotos:​ carne de vaca cachena, porco bísaro, frango, mão de vaca, chouriço de carne, ossos da suã, rolo de folha de arroz com arroz de sarrabulho, mousse de queijo creme e sangue, crocante de arroz e salsa, crocante de arroz e sangue, cebolas caramelizadas, molho de sarrabulho e rebentos de salsa.

Este ano, o MYCA contou com novos prémios:o Melhor Empratamento e a  Melhor Harmonização. Ana Castro ganhou o Prémio Cafés Christina para o melhor empratamento e o Tiago Mesquita recebeu o prêmio Adega Ponte da Barca para a melhor harmonização com o vinho verde. O estudante da Escola Amar Terra Verde  escolheu um vinho verde da região do Minho para acompanhar o prato principal a concurso. 

 O evento decorreu durante os dias 02 e 03 de Maio ​na escola de hotelaria AESAcademy, em Vila Nova de Famalicão. ​“Foram dias intensos de trabalho e os nossos jovens estiveram a altura do desafio. Mostraram pratos divinais, mantendo a tradição e a inovação como premissa. Queremos continuar a inspirar futuros embaixadores da gastronomia e da cultura Minhota”, afirmou Rafael Oliveira.


O 2º e 3º  Classificados receberam ainda um estojo de facas profissionais, avental Top Chef, um conjunto de Colheres de prova, uma jaleca, um curso de barista na Academia Nestlé, com o apoio dos Cafés Christina|Nestle, um curso Avançado de Análise Sensorial e Serviço de Vinhos na Adega de Ponte da Barca e um MasterClass na Aesacademy.


O primeiro lugar do MYCA irá estar presente no concurso internacional European Young Chef Awards, promovida pelo IGCAT na Ilha de Rodes na Grécia, nos dias 22 a 24 de Outubro. O European Young Chef Award é organizado pelo Internacional Institute of Gastronomy, Art and Tourism.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade