Madeira está a “reforçar o mercado criando novas rotas e novos parceiros”

por: António Manuel Teixeira
Madeira está a “reforçar o mercado criando novas rotas e novos parceiros”
O Turismo.PT

A Secretária Regional de Turismo da Madeira, Paula Cabaço da Silva, afirmou que este ano fizeram um reforço no orçamento para promover a presença do destino no Reino Unido.

 

Paula Cabaço da Silva explicou a O Turismo.PT que, embora o Brexit ainda não tenha acontecido, “os efeitos já se fizeram sentir em 2018”.
Nesse sentido “fizemos um reforço do orçamento para ajudar a presença do destino”, no valor duas vezes superior ao do ano anterior, ou seja “um milhão” de euros.


O facto de terem falido duas companhias de aviação que levavam muitos turistas para a Região, deixou o Governo Regional preocupado, uma vez que “o mercado inglês é um mercado estratégico, sendo o segundo emissor para a Madeira”. E também a Alemanha como “o principal mercado emissor”. Nesse sentido “é um grande revés, mas vamos ultrapassar a questão”, sublinhou Paula Cabaço da Silva.
A governante recordou que após “o revés de 2010, que conseguimos ultrapassar, em que perdemos 140 mil lugares”, agora com a falência da Germania “são os turistas alemães prejudicados”. A dirigente salientou que “são 300 mil alemães a serem afectados”, recordando que “não se repõem rotas de um dia para o outro”, mas optimista afirmou “tentaremos ultrapassar a questão”.
A solução passa por “reforçar a parceria que temos com a ANA Aeroportos e o Turismo de Portugal”, explicou.

 

Um dos maiores operadores turísticos do Mundo, Thomas Cook, revelou na feira de Turismo de Londres (WTM) não trabalhar o mercado português, ou seja a Madeira e o Algarve.
Perante isto, Paula Cabaço da Silva afirmou que “naturalmente que nos preocupa”, mas estão a fazer todos os esforços para “reforçar o mercado criando novas rotas e novos parceiros”.
A presença do Destino Madeira, recordando os 600 anos da descoberta da ilha, na Bolsa de Turismo de Lisboa(BTL) tem servido para a realização de “contactos nesse sentido [reforço do mercado e criação de novos parceiros], tal como fizemos a semana passada na Feira de Turismo de Berlim"(ITB).


A Secretária Regional do Turismo da Madeira realçou que “para um destino insular o transporte aéreo é crucial, pelo que trabalhamos no sentido de recuperar ou criar mais parcerias”. Salientando que a “forte presença na BTL tem também como objectivo o reforço do mercado nacional que tem estado a crescer”.
O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, tem afirmado por diversas vezes que "a TAP é inimiga da Madeira”, e Paula Cabaço da Silva disse “refere-se aos preços certamente”. Para o Destino “é de facto um elemento penalizador”, uma vez que “as tarifas são muito elevadas”. Apresentado como sugestão o “combater esse efeito com outras companhias que forcem uma diminuição dos preços”. Embora a “easyJet tem tido uma boa performance, tentamos captar outras companhias para a Madeira”, frisou.

A governante madeirense afirmou que têm “vindo a sensibilizar o Governo da República para estas questões, uma vez que é maioritário na TAP e tem um elemento da Madeira no Conselho de Administração”. No entanto, “gostaríamos de ver mais resultados em prol do destino Madeira, uma vez que também faz parte do destino Portugal”.

 

Quanto ao Hotel Savoy Palace que abrirá na Primavera, Paula Cabaço da Silva desvalorizou referindo que “temos outras unidades a abrir”, com um total de “1800 camas a chegar”, e uma “uma oferta diferenciada complementar”. A Secretária Regional de Turismo da Madeira frisou que “não são só as unidades de luxo, mas também as que se socorrem da natureza”, salientando que “temos uma série de unidades que reforçam a oferta”.

 

A governante regional explicou que “para além de tudo o que oferecemos em matéria de Turismo, este ano é especial”. Isto porque “temos aqui[no stand da BTL] alguns elementos de cultura que nos ajudam a distinguir de todos os outros destinos”, concluiu.

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