Pestana Churchill Bay, uma Pousada de Portugal na Madeira

por: Zita Ferreira Braga

Localizada na baía de Câmara de Lobos, a menos de 10 km do Funchal, o Pestana Churchill Bay é mais uma presença na Madeira da marca Pousadas de Portugal num local que preserva a sua autenticidade.



Quem visita a Madeira vai quase obrigatoriamente a Câmara de Lobos uma cidade piscatória reconhecida “pelas suas tradições gastronómicas, produtos regionais, bebidas típicas e celebrações populares ao longo do ano.”


A nova Pousada de Portugal tem 57 confortáveis quartos localizados na primeira linha de água e é constituída por dois edifícios enquadrados na volumetria da arquitetura do local e na paleta de cores da paisagem que contrasta entre os tons neutros das casas típicas, os tons verdes das bananeiras plantadas pela encosta e o azul profundo do oceano Atlântico.
Uma paisagem onde pontuam os barcos típicos dos pescadores da região e que mantém o seu caráter único e genuíno.

Foi este o lugar escolhido pelo estadista britânico e prémio Nobel da Literatura, Winston Churchill.
Visitou o Funchal em 1950 e escolheu esta bela paisagem da baía de Câmara de Lobos para a poder retratar numa das suas pinturas.

O momento foi imortalizado pela fotografia da autoria de Raul Perestello e a imagem percorreu o mundo. Esta mesma pintura é agora exibida no papel de parede de cada quarto e essa memória continua viva na estátua que “homenageia a carismática presença que designa agora o espaço.”

Para dar as boas-vindas aos hóspedes e convidados, junto à receção da nova Pousada de Portugal, há uma escultura em bronze desenvolvida pelo escultor madeirense Martim Velosa que retrata este momento histórico do Wiston Churchill sentado numa cadeira de vime, a pintar a baía de Câmara de Lobos. Ao seu lado, existe agora uma outra cadeira de vime que convida, a quem por lá passa, a registar o momento em fotografia.

A estátua está instalada na esplanada do Dock Bar que serve, durante todo o dia, petiscos com sabores regionais, bebidas quentes e frescas e as afamadas poncha e a niquita – bebidas típicas daquela baía piscatória.

A tradição de Câmara de Lobos é também servida à mesa no restaurante Pier One que tem como especialidade o peixe fresco servido na grelha e a personalização dos pedidos das massas, risottos e saladas na sua carta. Privilegiando os produtos locais, o Pier One apresenta um menu a la carte aos Almoços e Jantares e recebe todos os dias hóspedes e clientes. O restaurante do Pestana Churchill Bay está situado no terraço da Pousada e tem um acesso direto ao exterior e uma vista privilegiada sob a baía. Também no terraço, apenas em exclusivo para os hóspedes, há uma piscina panorâmica aquecida, sauna, ginásio e serviço de massagens do portefólio do Magic Spa.


A nova Pousada de Portugal na Madeira abre as suas portas a partir de hoje e as reservas estão disponíveis desde 168,00 EUROS em Quarto Duplo com pequeno-almoço incluído.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade