École Ducasse de artes culinárias e pastelaria nasce no Campus de Paris

por: Zita Ferreira Braga
École Ducasse de artes culinárias e pastelaria nasce no Campus de Paris
Divulgação

Em conjunto com a Ducasse Développement, a Sommet Education, está a criar a nova École Ducasse – Campus de Paris, dedicada ao ensino das artes culinárias e pastelaria.


A École Ducasse – Paris Campus é um espaço exclusivo de 5.000 m² dedicado  ao Sabor, localizado em Meudon-la-Forêt, a 10 km do centro de Paris. 

O espaço integra nove laboratórios dedicados às artes culinárias, bem como à pastelaria, panificação, chocolate e gelados; sete salas de aula para cursos académicos (Finanças, Marketing, Recursos Humanos, etc.).

Há ainda uma sala de análise sensorial dedicada à harmonização de alimentos e vinhos e à descoberta de novos sabores.  E convém salientar a existência de um centro de conhecimento; bem como diversas áreas de coworking.

As cozinhas vão beneficiar das árvores de fruto que rodeiam a escola e das plantas aromáticas cultivadas na horta. O campus possui ainda uma loja com área de take away e um restaurante de iniciação aberto ao público.


Como destaca o Chef Alain Ducasse, “com a abertura do Campus de Paris, seguimos uma missão essencial que considero uma das mais belas do mundo: preparar a próxima geração e formar líderes. Esta missão consiste em transmitir excelência, respeito pela produção e sazonalidade, bem como a capacidade de recuperação face a contextos difíceis, tudo impulsionado por um forte focus na reinvenção perpétua.”


A escola oferece uma grande variedade de programas que incluem: Um diploma de três anos (Bachelor’s degree) em Artes Culinárias e Pastelaria Francesa voltado para alunos de pós-licenciatura, com o objectivo de os formar para se tornarem chefs experientes e empreendedores; Diploma com duração de vários meses o que permite aos alunos “a especialização após concluírem o curso inicial de culinária ou pastelaria.

Há ainda programas “essenciais”, que oferecem oportunidades de “reciclagem” para pessoas que desejem mudar de carreira e de se tornarem chef e ainda cursos de formação para chefs profissionais, incluindo a participação do MOF e chefs de renome como Christopher Coutanceau, Adrien Cachot, Chantal Wittmann (MOF) e Christophe Raoux (MOF).

Organizados em pequenos grupos para garantir uma transmissão de conhecimento personalizada, os programas são ministrados em francês e inglês e duram de dois meses a três anos.


  Elise Masurel, Directora-Geral da École Ducasse.explica “A filosofia do Chef Alain Ducasse infunde a nossa visão educacional e a forma como abordamos a transmissão de conhecimento ao nível da culinária e pastelaria numa base diária.

E a dirigente continua referindo "O nosso objectivo principal é formar chefs extremamente bem preparados com uma visão culinária muito contemporânea, experiência única e competências relacionais, combinadas com excelente know-how técnico e uma forte cultura empreendedora”,

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade