Cascais acolhe a 23.ª Conferência Europeia de Gestão da Mobilidade

por: Zita Ferreira Braga

A ECOMM 2020 será em Cascais, levando para Vila piscatória, de 03 a 05 de Junho a questão da Gestão da Mobilidade.

Pela primeira vez em Portugal, a ECOMM abre portas em Cascais de 03 a 05 de Junho de 2020 tendo como objectivo “fomentar o debate de novas soluções de mobilidade a nível europeu”.

A Câmara Municipal de Cascais, como pioneira em Portugal de um sistema de mobilidade integrada que dá pelo nome de MobiCascais será parceira no evento procurando “novas ideias para enriquecer o debate”.

Numa nova realidade em que os consumidores exigem novas ofertas de mobilidade integrada e na qual os padrões de mobilidade tradicionais estão a ser postos em causa, é fundamental superar desafios e avançar rapidamente para sociedades inteligentes e sustentáveis”, refere a nota de imprensa.

É este o desafio da ECOMM, uma das maia antigas e prestigiadas conferências sobre mobilidade que em 2020 terá como tema “Nova Mobilidade… Novas realidades para as pessoas e cidades… OUTRA VEZ“.

Estreia em Cascais, com uma forte ambição: “ter uma forte participação portuguesa”.

Agendada para o Centro de Congressos do Estoril, a conferência deverá contar com a participação de cerca de 400 especialistas em mobilidade a nível europeu.

Irão analisar, em conjunto, “as novas possibilidades técnicas, tendências demográficas e mudanças no comportamento do consumidor, ou seja, vão analisar os factores que estão a colocar à prova as noções tradicionais de mobilidade.


Além do tema principal, a ECOMM 2020 procura incentivar activamente o debate sobre novas soluções de mobilidade a nível europeu abordando tópicos como:

• MaaS, mobilidade como serviço: um novo modelo de transporte

• Economia circular e economia compartilhada: mobilidade como negócio?

• O futuro da mobilidade: tecnologias disruptivas criam novas realidades

• Como "empurrar" as pessoas para o novo pensamento e comportamento de mobilidade

• Nova mobilidade - uma oportunidade para a regeneração urbana e rural

• Desigualdades - Gestão da mobilidade como ferramenta de inclusão social

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways