Faixa para veículos TVDE no Aeroporto de Lisboa, marca o regresso da guerra com os Taxis.

por: Zita Ferreira Braga

Taxistas revoltados com faixa para veículos TVDE no Aeroporto Humberto Delgado leva ANA a recuar na decisão.

Os taxistas estão revoltados com a criação de zona exclusiva, pelo que a guerra entre taxistas e condutores de plataformas electrónicas de transporte reacendeu.


Foi criada uma faixa de rodagem para utilização exclusiva de carros com o dístico TVDE , utilizado por motoristas de plataformas como a Uber, Bolt e Kapten, foi criada no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

A faixa, que anteriormente dava acesso ao parque 3, foi pintada de vermelho, durante a madrugada de quinta-feira.


A decisão não agradou à Federação Portuguesa do Táxi (FPT) que exigiu à ANA - Aeroportos de Portugal uma "reunião urgente, por rejeitar veementemente e considerar provocatória a criação de uma zona para TVDE no Aeroporto Humberto Delgado". No encontro foi decidido "suspender de imediato a intenção de activar a referida zona", informou a FPT em comunicado.

A empresa que gere o aeroporto comprometeu-se ainda a "reavaliar o processo específico do tráfego e qualquer decisão futura terá o contributo e conhecimento prévio das associações de táxis", lê-se.

Na última semana também a ANTRAL reuniu com a ANA "para retransmitir de viva voz a perplexidade e desagrado do sector" perante a criação daquele espaço, lê-se num nota publicada. Entretanto as letras pintadas a branco, em que se podia ler a inscrição TVDE, foram apagadas.


Por outro lado, Fábio Miranda, motorista da Uber, contrapõe:

"Os taxistas alegam que não podemos ter praça e estão correctos. Mas temos de ter zonas de embarque e desembarque, além de locais para esperar pedidos".
Perante a situação, e segundo o CM,a Uber, já pediu uma reunião com a ANA.
Fonte CM

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways