Dia de Olhão lembra o dia em que Olhão fez frente a Napoleão

As Festas da Cidade de Olhão, que este ano decorrem entre os dias 12 e 16 de Junho, têm o seu ponto alto com o concerto de Mariza na noite de 16 de Junho, domingo, no Jardim Pescador Olhanense..

 

O Município preparou um conjunto de iniciativas que começam no dia 12 de Junho, com a recriação histórica “O Dia em que Olhão fez frente a Napoleão”.

Esta dramatização da revolta contra os franceses, tem início em Moncarapacho, e passa por Pechão, Fuseta e Quelfes.
O percurso termina ao fim da tarde do dia 12, na cidade, quando os olhanenses são incitados à revolta.
No dia 13 de Junho, a Ponte de Quelfes é um dos cenários para a continuação desta dramatização, seguindo-se igualmente cenas na Fonte Velha, em Pechão, e junto ao Caíque Bom Sucesso, na Frente Ribeirinha de Olhão.

O Município convida os olhanenses que se queiram juntar a esta iniciativa, integrando o espectáculo como actores figurantes. Para tal, devem comparecer no dia 11 de Junho, pelas 19:00, na Sociedade Recreativa Progresso Olhanense.

O Festival Pé na Terra, que decorre entre 13 e 16 de Junho, na Frente Ribeirinha da Fuseta, é outra das iniciativas incluídas nos festejos do 16 de Junho.
Criado com o objectivo de promover as diferentes culturas dos países lusófonos, aposta sobretudo na música e na dança. Nesta edição, subordinada ao tema Planeta Vénus, destacam-se a participação das artistas Mart’nália ou Roberta Espinosa, assim como a apresentação do projecto Se o Fado Virasse Samba.

No dia 16 de Junho, as cerimónias oficiais começam pelas 09:30, com o hastear das bandeiras em frente aos Paços do Concelho, seguindo-se a homenagem aos heróis da restauração de 1808, na Praça da Restauração.

Antes da sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, pelas 12:00 no Salão Nobre, haverá uma visita às obras em curso no concelho.

O dia termina, com o concerto da fadista Mariza, pelas 22:00, no Jardim Pescador Olhanense.
 Por este palco passam, igualmente, na noite de 14 de Junho, e a partir das 22:00, Moce Mó e ainda Ricky B, Rafael Sousa, Mariana Barnabé e Luís Guilherme, enquanto que a noite do Moto Convívio de Olhão, a 15 de Junho, inclui actuações dos Outsiders, Escolinha do Helder, Fábio Lagarto e DJ Westvil.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade