Rota das Padeiras, uma tradição que renasce no Vale de Ílhavo

De 28 a 31 de Março regressa a Vale de Ílhavo a Rota das Padeiras, uma tradição que ainda hoje permanece em 15 padarias artesanais.de Íhavo.

Promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo em parceria com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, reúne dois públicos diferentes nos dois primeiros dias, quinta e sexta-feira: alunos e seniores.

O fim de semana tem uma programação  dirigida a todas as idades, que arranca na noite de sexta-feira: o cheiro de forno a lenha que invade Vale de Ílhavo conduz os visitantes até à iniciativa “

  1. Regressando à sede da Associação “Os Baldas”, os dias 30 e 31 de Março estão reservados para as famílias havendo incluem música, baile, marionetas, animação de rua e várias oficinas.

No sábado, a abertura oficial, será pelas 15:00, e ao som dos Tocabaldar.

Tarde fora, a animação continua e o público é também convidado a participar. Tanto no sábado, como no domingo, pelas 16:00 realiza-se a oficina de costura de sacos de pão “Cosipa o teu saco”, para pessoas com ou sem experiência.

Será uma forma de contribuir para a redução da pegada ecológica, não utilizando sacos de plástico ou de papel. As podem-se realizar por telefone (234 329 686 ou 234 325 911).

Também em ambos os dias do fim de semana, pelas 17:30, “a tradição junta-se à inovação na oficina de Padas, Pão de Salicórnia e Folar de Vale de Ílhavo.”


Na tarde de sábado há momentos de teatro de marionetas, dança e música.

Pelas 17:00 começa “Mamulengo”, teatro de marionetas típico do Brasil, com repetição no domingo à mesma hora; pelas 18:30, Parapente 700 & Juan de la Fuente trazem a concertina e o violino, misturam músicas tradicionais com novas composições e desafiam a dançar; pelas 21:00, “os Tranglomango dão ordem para “sacudir o pé”, ao som da música tradicional que gostam de reinventar.”

O dia começa, no domingo, com mais uma edição de “Sentidos de Mar”, desta feita sob o tema “Padas de Vale de Ílhavo com sabor a mar”.
O passeio, que se realiza de bicicleta, começa no Museu Marítimo de Ílhavo, rumo à Algaplus e às Moagens Valente.
A visita inclui degustação de pão com farinha de salicórnia. As inscrições podem realizar-se por telefone (234 329 990). As bicicletas são disponibilizadas pela organização.


À tradição do pão junta-se outra tradição de Vale de Ílhavo – os Cardadores, que, “na sua forma de estar irreverente, vão marcar presença na abertura ao público, no domingo, o que acontecerá pelas 15:30. A tarde de domingo termina com a actuação, pelas 18:30 do Rancho Regional Casa do Povo de Ílhavo.

Quem não vai faltar à Rota das Padeiras é “Agostinho e Felicidade”, figuras já conhecidas de outros eventos como o Festival do Bacalhau.
Este casal de velhotes castiços andam de terra em terra a trocar o que colhem pelo que estão a precisar. Pelo caminho, metem conversa com quem encontram.”

Durante todo o evento haverá venda de pão, degustações, serviço de bar, estátuas vivas, contos do pão e a exposição de Ciclo do Pão e Cardadores de Vale de Ílhavo.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade