Cimeira dos Exploradores reúne comunidade científica mundial em Portugal

No âmbito das comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação, Portugal recebe em Julho a Cimeira dos Exploradores, que reúne comunidade científica mundial

 

No ano em que se iniciam as comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e Sebastião d’Elcano, Portugal irá acolher, entre 03 e 05 de Julho, a “cimeira da mais antiga e exclusiva sociedade de exploradores no mundo: o Explorers Club de Nova Iorque, dedicado à exploração marítima, terrestre, aérea e espacial.


O anúncio deste encontro da exploração científica que terá Portugal como palco será feito este sábado, 16 de Março, pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho no jantar de gala anual do The Explorers Club, em Nova Iorque.

Comemorando a primeira viagem de circum-navegação planetária, a Cimeira Global Exploration Summit-GLEx, que acontecerá em Lisboa, contará com 400 participantes e será palco para a assinatura da Resolução de Lisboa.

Na cerimónia deste sábado, que terá lugar em Times Square, no Hotel Marriott Marquis, serão assinalados os 50 anos sobre a chegada do Homem à Lua, durante a missão Apollo 11, com uma homenagem a 10 astronautas vivos das várias missões Apollo da NASA.


Portugal junta-se a esta homenagem com a oferta, a cada um dos astronautas presentes, de uma garrafa de vinho do Porto datada de 1969.
“Cada garrafa assinala a chegada do homem à Lua há 50 anos, pelo que  somando todas as garrafas temos o número 500, que simbolicamente assinala o 500.º aniversário do início da viagem de circum-navegação.”

Portugal vai assim associar-se a duas das maiores conquistas da história da Humanidade.

A cimeira, dedicada à exploração espacial, oceanos, conservação da natureza, arqueologia e tecnologia aplicada à exploração científica, será organizada com apoio do Turismo de Portugal e em colaboração com a Estrutura de Missão para a celebração dos 500 anos da circum-navegação. Depois de um primeiro dia dirigido exclusivamente a membros, prevê-se que estejam presentes nos painéis abertos ao público referências mundiais da exploração e da ciência.

O The Explorers Club foi fundado em 1904 e conta, entre os seus 3.500 membros, com nomes como Elon Musk (Tesla e Space X), James Cameron (realizador) ou Jeff Bezos (Amazon).

Fim do Ano

Fim do Ano

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade